Rede do Conhecimento dos Açores

Notas explicativas

Toponímia

M. Eugénia S. Albergaria Moreira

Os topónimos incluídos são provenientes de uma lista resultante de uma pesquisa feita que nos foi submetida pelo Secretariado da Enciclopédia Açoriana e de outros pesquisados por nós nas seguintes fontes: cartas topográficas de Portugal, nas escalas de 1:50 000, publicadas pelo Instituto Geográfico e Cadastral, e 1:25 000, publicadas pelo Serviço Cartográfico do Exército; Carta Geológica de Portugal, na escala de 1:50 000 (diferentes datas) e 1:25 000, publicadas pelos Serviços Geológicos de Portugal, Cartas Hidrográficas do Arquipélago e dos Portos dos Açores, em diferentes escalas e de diferentes datas, publicadas pelo Instituto Hidrográfico, e Roteiro da Costa dos Açores, publicado pelo Instituto Hidrográfico, com várias edições e actualizações. Sempre que cartografados num destes mapas ou geo-referenciados em qualquer documento, os topónimos foram incluídos. Não foram incluídos topónimos não localizáveis nestas obras, a não ser que fosse do nosso conhecimento empírico a sua localização geográfica precisa.

Linguística

João Saramago e José Bettencourt

A nomenclatura da Enciclopédia Açoriana, relativamente à língua, foi essencialmente escolhida a partir dos glossários existentes quer em monografias linguísticas quer em outras obras, sobretudo revistas.

A competência e o conhecimento, que os responsáveis por esta área possuem, tiveram igualmente papel preponderante no seu estabelecimento definitivo.

Os critérios determinantes para a inclusão de um vocábulo foram os seguintes:

  1. quando um vocábulo não se encontra, simultaneamente, atestado nos seguintes dicionários: Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António de Morais Silva, Grande Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido Figueiredo e Dicionário da Língua Portuguesa de J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo;

  2. quando uma ou mais acepções de um vocábulo não se encontra(m) contemplada(s) nos referidos dicionários;

  3. quando um vocábulo possui categoria gramatical diferente daquela com que é classificado nos três dicionários;

  4. quando um vocábulo se encontra classificado naquelas obras como açorianismo ou termo de uma ilha, como dialectalismo ou provincianismo, como corruptela ou termo do calão.

Por sua vez, o principal factor de eliminação de entradas dos glossários prendeu-se com o seu aspecto meramente formal. Na realidade, verificou-se a existência de numerosas entradas que correspondiam apenas a variantes fonéticas de determinado vocábulo.

Nestes casos ficou estipulado que:

  1. quando determinada variante se afasta significativamente da forma original, ela é referida no fim do verbete com a menção: «também pronunciado» ou, ainda, «também se diz»;

  2. quando determinada variante possui identidade própria, isto é, já está lexicalizada, ela tem entrada autónoma com a respectiva definição: palito (dos dentes) e palhito «fósforo»; alça (da combinação) e arça «laço numa das extremidades da corda», mas não familha variante fonética de família, ambas com o mesmo significado

As entradas que se encontram apenas em um dos autores e que não são do conhecimento dos responsáveis são apresentadas tal como se encontram na respectiva obra, seguidas da indicação do seu autor.

Genealogia

Jorge Forgaz

Abonações

Aguiar, 1987 Aguiar, Cristóvão de. Raiz Comovida, Trilogia Romanesca. 2.ª ed., Lisboa, Ed. Caminho, 1987.

Baptista, 1970 Baptista, Maria de Fátima Freitas. A Ilha do Faial (Açores). Contribuição para o e studo da s ua l inguagem, e tnografia e folclore. Dissertação de licenciatura, Coimbra, 1970.

Borges, 1960 Borges, Naír Odete da Câmara. Influência a nglo- a mericana no f alar da i lha de S. Miguel (Açores). Coimbra, Instituto de Estudos Românicos, sep. de Revista Portuguesa de Filologia, 1960.

Brandão, s.d. Brandão, Raul. As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens. Lisboa, Perspectivas & Realidades, s.d.

Coelho, 1962 Coelho, Manuel de Ávila. «Vocabulário Regional das Ilhas do Faial e Pico». Boletim do Núcleo Cultural da Horta, vol. 3, n.º 1, 1962.

Costa, 1978 Costa, Vasco Pereira da. Nas Escadas do Império: Contos. Coimbra, Centelha, 1978.

Dias, 1945 Dias, Urbano de Mendonça. Os Meus Contos. Vila Franca do Campo, 1945.

Dias, M., 1982 Dias, Maria Alice Borba Lopes. Ilha Terceira. Estudo de l inguagem e e tnografia. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura, 1982.

Dias, E., 1982 Dias, Eduardo Mayone. Açorianos na Califórnia. Prólogo, entrevistas e notas por [-]. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura, 1982.

Dionísio, 1937 Dionísio, M. Costumes Açorianos. Horta, 1937.

Machado, 1917 Machado, F. S. de Lacerda. Vocabulário Regional c olhido no c oncelho das Lajes ( i lha do Pico). Coimbra, Imprensa da Universidade, 1917.

Maia, 1965 Maia, Maria Lúcia Borba e. O Falar da Ilha Terceira. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ( d issertação de l icenciatura).

Matos, s.d. Matos, Lígia Maria da Câmara Almeida. Ilha de São Miguel: s eu d ialecto e l iteratura p opular. Ponta Delgada, s.n., s.d.

Medeiros, 1964 Medeiros, Maria de Jesus Chichorro de . A Linguagem Micaelense em a lguns dos s eus a spectos. Dissertação de Licenciatura, Lisboa, Faculdade de Letras, 1964.

Mendonça, 1961-62 Mendonça, Elsa Brunilde Lemos de. «Ilha de São Jorge (subsídio para o estudo da etnografia, linguagem e folclore regionais)». Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo, XIX-XX, 1961-62.

Nemésio, CC Nemésio, Vitorino. Caderno de Caligraphia e Outros Poemas para Marga. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1996.

Nemésio, CF Nemésio, Vitorino. A Casa Fechada. Novelas. 2.ª ed., Lisboa, Livraria Bertrand, 1979.

Nemésio, FR Nemésio, Vitorino. Festa Redonda. Décimas e cantigas de terreiro oferecidas ao povo da ilha Terceira por Vitorino Nemésio, natural da dita ilha. Lisboa, Livraria Bertrand, 1950.

Nemésio, MPM Nemésio, Vitorino. O Mistério do Paço do Milhafre. Lisboa, Livraria Bertrand, 1949.

Nemésio, MTC Nemésio, Vitorino. Mau Tempo no Canal. Lisboa, Livros Unibolso, Ed. Associados, col. «Biblioteca Universal».

Nemésio, OC-I Nemésio, Vitorino. Obras Completas, vol. I: Poesia. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989.

Pavão, 1981 Pavão, J. Almeida. Aspectos Populares Micaelenses. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura, 1981.

Pires, 1968 Pires, António Manuel Bettencourt Machado. A p astorícia dos b ovinos na Ilha Terceira. Dissertação de licenciatura, Lisboa.

Rosa, 1904 Rosa, P.e Nunes da. Pastorais do Mosteiro. Bandeiras, 1904.

Rosa, 1978 Rosa, P.e Nunes da. Gente das Ilhas. 2.ª ed., Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura, 1978.

Saramago, 1992 Saramago, João. Le parler de l'Île de Corvo. Grenoble, Centre de Dialectologie de l'Université Stendhal-Grenoble III / Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 1992.

Serpa, 1987 Serpa, José Machado de. A Fala das Nossas Gentes. Ponta Delgada, Signo, 1987.

Vital Vital, João. Cantador popular da ilha Terceira.