Castro, Francisco Xavier Vaz Pacheco de
[N. Ponta Delgada, 8.4.1884 - m. Ibid., 19.2.1980] Engenheiro, autonomista. Fez os cursos de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra e de Engenharia de Minas na Universidade do Porto, subvencionado pelo marquês de Jácome Correia, que depois viria a reembolsar. Regressado a Ponta Delgada foi director da Junta Autónoma do porto de Ponta Delgada e professor do liceu, tendo, posteriormente, transitado para a Direcção das Obras Públicas e dos Serviços Hidráulicos, Eléctricos e de Viação.
Como técnico foi encarregado do projecto do túnel-canal para escoamento das águas das lagoas das Sete Cidades e do projecto de dois túneis na estrada para a Ribeira Quente. Foi autor da adaptação do convento de Santo André para instalar o Museu Carlos Machado.
Era Presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada quando, em 1922, tendo em vista estudar a Reforma do Estatuto das Juntas Gerais Autónomas, foi nomeada uma comissão que integrou com Aristides Moreira da Mota, Gil Mont'Alverne de Sequeira e outros.
Integrou a Direcção do Museu Carlos Machado, como responsável pela secção de Geologia, o Conselho de Direcção da Sociedade Teatro Micaelense e foi Presidente da Comissão Distrital de Assistência. Colaborou no semanário Açoriano Oriental. Luís M. Arruda (2001)
Bibl. Andrade, M. J. (1996), Políticos açorianos; nótulas biográficas. Ponta Delgada, Jornal de Cultura.
