Carmo, Francisco do (pe.)
[N. Salão, ilha do Faial, 24.5.1927] Filho de José Silveira Carmo e de Maria Ventura do Carmo, fez os seus estudos no Seminário de Angra do Heroísmo, ordenando-se em 1951. Dois anos depois licenciou-se em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Gregoriana, doutorando-se em 1983 na mesma universidade, em Sociologia, com uma dissertação sobre Inovações, Mudança Social e Factor Religioso. Estudo Sociológico na ilha de S. Miguel, depois editado pela Universidade dos Açores em 1985.
Nos anos de 1956-69, foi professor do Seminário Maior de Angra. Por discordância com o prelado de então, D. Manuel Afonso de Carvalho, seria forçado a abandonar o Seminário, tendo sido nomeado pároco do Salão em 1970, onde se manteve até 1976. Além das suas funções sacerdotais, exerceria também as de docente no Liceu Nacional da Horta.
Em 1976 ingressou na Universidade dos Açores (então Instituto Universitário dos Açores) de cuja comissão instaladora fez parte. Aí fez todo o seu percurso académico, jubilando-se em 1997 na categoria de professor associado. Como universitário, desempenhou vários cargos e, para além da docência, participou em projectos de investigação na área de especialidade, destacando-se, sobretudo, como sociólogo da religião. Artur Teodoro de Matos (Nov.2002)
Obras principais (1985), Inovações, Mudança Social e Factor Religioso. Estudo Sociológico na ilha de S. Miguel. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. (1987), Reflexões sobre o Desenvolvimento, no XX Aniversário da Encíclica «Populorum Progressio» de Paulo VI. Ponta Delgada. (1989), Cultura Rural e Desenvolvimento. Estudo Sociológico na Ilha do Faial, Horta, Câmara Municipal da Horta. (1990), Introdução às Ciências Sociais. Ponta Delgada, Universidade dos Açores. (1991), Problemática Social e Humanismo Cristão. Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura/ Liv. do Secretariado da Educação Cristã. (1994), A Família no Mundo de Hoje. Ponta Delgada, ed. do autor. (1996), Inovação e Mudança Social. A Ilha Terceira em Confronto Insular. Ponta Delgada, Instituto de Cultura Católica.
