Campos, Viriato
[N. ?, 31.12.1913 m. Lisboa, 21.10.1988] Engenheiro, funcionário do Ministério das Obras Públicas e historiador. Trabalhou nos anos 50 na construção das estradas de S. Tomé e Príncipe e, mais tarde, no Estado da Índia, em Angola e Moçambique.
No ano de 1958 fez parte de uma missão técnica do Ministério das Obras Públicas, conjuntamente com Frederico Machado e José Sacadura Garcia, «encarregada de remediar as primeiras consequências da erupção vulcânica da ilha do Faial» e que publicou um importante relatório. Desse contacto com os Açores nasceu a ideia de se dedicar ao estudo do descobrimento e povoamento dos Açores sobre cuja matéria viria a publicar um livro.
Em 1965 publicou uma série de artigos sobre a viagem de Diogo Cão e Bartolomeu Dias, no Diário de Lisboa, que o tornaram conhecido na historiografia dos descobrimentos portugueses, os quais veio a reunir em livro.
Foi sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Academia da Marinha. J. G. Reis Leite (Mai.2001)
Obras Principais (1962), Relatório da Missão Técnica para Remediar as Consequências da Erupção dos Capelinhos. Lisboa, Serviços Geológicos de Portugal [em colaboração]. (1966), Viagens de Diogo Cão e de Bartolomeu Dias. Lisboa, Parceria A. M. Pereira. (S.d.), Sobre o Descobrimento e Povoamento dos Açores. Lisboa, Europress.
