Câmara, Simplício Gago da
[N. Ponta Delgada 19.5.1808 - m. Ibid., 07.8.1888] De ascendentes nobres, proprietário rico, com temperamento moldado para empreendimentos arriscados, tornou-se notado devido a algumas iniciativas, entre as quais a de promover uma expedição açoriana à Austrália para explorar ouro.
Foi em 12 de Julho de 1853 que, por escritura no escrivão e tabalião de Ponta Delgada, exarou a sociedade com aqueles que o haviam de acompanhar. Partiu, a 28 daquele mês e ano, na escuna inglesa Water Lily, tendo chegado àquele continente a 13 de Novembro, seguinte, após 108 dias de viagem. As condições da escritura deixaram de obrigar, em países estrangeiros, os que a tinham aceite e deu-se o desmembramento do corpo expedicionário. Não obstante, com alguns companheiros, tentou a exploração de um jazigo que, não dando o resultado previsto, foi depois trespassado a outros. Então, tornou-se cultivador de hortaliças, actividade com que teve algum lucro. De lá trouxe diversos exemplares florísticos, como acácias, eucaliptos e araucárias, que aclimatou em S. Brás do Porto Formoso e na Fajã de Calhau. Gabando aos amigos e conhecidos a qualidade destas madeiras e aconselhando aos mesmos que plantassem matas, deu às centenas, aos milhares, dos plantios que obtinha nos seus viveiros de Vila Franca do Campo, contribuindo, deste modo, para o restauro das matas micaelenses, desbastadas pelos abates feitos nos decénios anteriores. Produtor e exportador de laranja, introduziu, na ilha, a laranja dita sevilha, a partir de sementes obtidas em Londres.
Montou a primeira moagem mecânica de importância considerável nesta ilha. Foi membro da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense e secretário da comissão vinícola. Dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e foi um dos contribuintes principais da Associação das Escolas Móveis (método de João de Deus). Luís M. Arruda (2001)
Bibl. Costa, C. (1989), Etnologia dos Açores. Lagoa, Câmara Municipal, I. Supico, F. M. (1995), Escavações. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada.
