Câmara, Fradique C. (e Toledo) (D.)
[N. S. Miguel, finais do século XVI ou início do século XVII m. Lisboa, depois de 1660] Um dos mais antigos poetas dos Açores. Filho do 2º conde de Vila Franca, capitão do donatário da capitania de S. Miguel, seguiu a carreira das armas e possivelmente frequentou a Corte de Madrid.
Desde cedo foi notado como poeta, pois em 1631, Jacinto Cordeiro, no Elogio dos Poetas Lusitanos, inclui-o.
Não se conhece o paradeiro dos seus manuscritos e mesmo das obras que fez imprimir se perdeu o rasto. Temos notícia, por José Franco Barreto, que traduziu os primeiros seis livros da Eneida, e por Barbosa Machado do título de duas obras impressas.
Pertenceu à Academia dos Generosos, em Lisboa, em 1660, onde foi muito elogiado por D. Francisco Manuel de Melo. J. G. Reis Leite (2001)
Obras. (?), Soneto no limiar do Casamento Perfeito, de Diogo Paiva de Andrade. Babilónia de Amor. Madrid [notícia de Barbosa Machado, sem data nem impressor]. (1560), Romance Castelhano à Morte de D. Maria de Ataíde In Memórias Fúnebres. Lisboa.
Bibl. Dias, U. M. (1931) Literatos dos Açores. Vila Franca do Campo, Emp. Tip. Lda.: 184. Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (1991), Lisboa, Europa América, I: 415.
