Camacho, Augusto Branco
[N. Canhas, Madeira, 11.4.1907 m. Lisboa, 1991] Estudou no Liceu do Funchal e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. exerceu advocagia na sua ilha natal, mas escolheu a burocracia estatal, servindo no Governo Civil do Funchal. Foi promovido a secretário do Governo Civil, ocupando esse cargo em Aveiro e Horta. Foi o último secretário de governo civil do distrito de Ponta Delgada, nomeado em 1950, e distinguiu-se como jurista e administrativista.
Deixou uma obra interessante de reflexão política sobre a questão da autonomia administrativa dos distritos insulares, vista pelo prisma de um servidor entusiasta do Estado Novo. Colaborou, ainda, assiduamente nos jornais Correio dos Açores, Diário dos Açores, de Ponta Delgada, e do Diário de Notícias do Funchal, mas a sua obra principal é a edição do Estatuto dos Distritos Autónomos das Ilhas Adjacentes, anotada. J. G. Reis Leite (2001)
Obras Principais (1961), Em Defesa da Autonomia Administrativa das Ilhas Adjacentes. Ponta Delgada, ed. do autor. (1962), O Chefe do Estado em Santa Maria e S. Miguel. Ponta Delgada, Gráfica Açoreana. (1965), Considerações sobre o Estatuto dos Distritos Autónomos das Ilhas Adjacentes In Livro da III Semana de Estradas. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada: 79-97. (1966), O Bem Comum. 40 Anos de Administração Distrital (1926-1966). Ponta Delgada. (1972), Estatuto dos Distritos Autónomos das Ilhas Adjacentes. 2ª ed. anotada e actualizada, incluindo a Lei Orgânica. Ponta Delgada, ed. do autor [em parceria com Mário Luís Jesus Carvalho].
