Calhetas

1 GEOGRAFIA Pequena freguesia da costa setentrional da ilha de S. Miguel, do concelho da Ribeira Grande, situada na costa norte da ilha, entre as freguesias de Fenais da Luz (a ocidente), Pico da Pedra (a sul e leste) e Rabo de Peixe (a leste). Distribui-se por uma encosta muito pouco declivosa e mal irrigada, entre o planalto central, pelos 200 m de altitude, e o oceano. Não tem cursos de água permanentes, e o sub-solo é muito permeável. O litoral é formado por uma arriba basáltica alta, de traçado côncavo com pequenas enseadas semicirculares, denominadas de “calhetas” que deram o nome ao lugar.

Em 1991 contava 595 habitantes, dos quais 284 homens e 311 mulheres, concentradas na sede de freguesia (INE, 1991). M. Eugénia S. de Albergaria Moreira (2001)

HISTÓRIA, ACTIVIDADES ECONÓMICAS E CULTURAIS O orago da freguesia é Nossa Senhora da Boa Viagem e a igreja paroquial data de 1728. Inicialmente, Calhetas pertencia à freguesia de Rabo de Peixe, mas foi desafectada por decreto-lei de 30 de Janeiro de 1924, data da criação da freguesia.

A costa da freguesia das Calhetas tem sido constantemente erosionada pelo mar com a destruição de casa e quintais e o cronista fr. Agostinho de Montalverne fala mesmo da destruição pelo mar da Ermida da Boa Viagem. A área onde estava erigida é hoje conhecida como “Pedra da Boa Viagem”.

Segundo o etnógrafo Francisco Carreiro da Costa, a cultura do chá em S. Miguel teria começado nas Calhetas por volta de 1820, com sementes trazidas do Brasil por Jacinto Leite, que as semeou numa sua propriedade naquela localidade.

A primeira escola do ensino primário instalada nas Calhetas foi por iniciativa de Eugénio do Canto, ao tempo Comissário de Estudos que fundamentou a sua decisão na sua convicção de que «os bons resultados do ensino [eram um] meio de moralizar o povo». Só mais tarde foi criada uma escola para o sexo feminino. Figura de destaque natural das Calhetas foi o médico António da Silva *Cabral, descendente de um exilado político, partidário de D. Miguel que na queda deste se exilou nas Calhetas. Licenciou-se na Universidade de Coimbra e exerceu em Vila Franca do Campo, localidade da costa Sul da ilha de S. Miguel, onde foi presidente da Câmara Municipal local e se distinguiu pelo seu empenho cívico. Gustavo Moura (2001)

2 Lugar sede da mesma freguesia, situada no topo da arriba, com o povoamento organizado ao longo das vias de comunicação. Calhau das Calhetas Praia de sedimentos grosseiros – blocos, calhaus e areia – situada na orla da arriba basáltica da pequena enseada da povoação das Calhetas, ilha de S. Miguel. Ponta das Calhetas Saliência da arriba da costa setentrional da ilha de S. Miguel, estreita e muito proeminente, situada na freguesia de Fenais da Luz. Ribeira das Calhetas Pequeno curso de água da costa meridional da ilha do Pico, na freguesia de S. Mateus. Nasce a 700 m de altitude, na vertente sudoeste da montanha do Pico, e corre para sul num vale muito pouco encaixado de cerca de 2,5 km de extensão. Atravessa a povoação de S. Mateus e desagua no porto da povoação. M. Eugénia S. de Albergaria Moreira (2001)

Bibl. Instituto Nacional de Estatística (1991), XIII Recenseamento Geral da População. III Recenseamento Geral da Habitação. Dados definitivos. Lisboa, INE.