Caldeiras das Flores

Existem oito locais com a designação de caldeira na ilha das Flores: a Caldeira da Água Branca, a Caldeira Negra, a Caldeira Comprida, a Caldeira Seca, a Caldeira Rasa, a Caldeira Funda, a Caldeira da Lomba e a Caldeira.

As primeiras cinco, localizadas na região planáltica central da ilha, são crateras de explosão freática ou freato-magmática e estão agrupadas em dois conjuntos. O primeiro engloba a Caldeira da Água Branca (anel de tufos – tuff ring), a Caldeira Negra, a Caldeira Comprida e a Caldeira Seca (crateras de explosão freato-magmática ou maar), e situa-se a leste da Fajãzinha, imediatamente a norte da estrada que liga Santa Cruz das Flores àquela localidade. O segundo conjunto inclui a Caldeira da Lomba, a Caldeira Rasa e a Caldeira Funda e localiza-se a sul e sueste do primeiro. As duas primeiras correspondem a lagos de cratera de cones vulcânicos do tipo estromboliano. As lagoas resultam da acumulação de águas pluviais retidas no interior da depressão das crateras em resultado da alteração dos materiais piroclásticos dos cones, o que os tornou impermeáveis. A Caldeira Funda é uma cratera de explosão freato-magmática.

A Caldeira, localizada imediatamente a sul da Fajãzinha, é uma depressão em circo que parece corresponder à cratera de um cone estromboliano, alargada por erosão fluvial e aberta a oeste pela ribeira da Caldeira. Trata-se, portanto, de uma forma vulcânica retocada pela erosão.

Os trabalhos de Morisseau (1985) e Morisseau e Traineau (1985) apresentam datações (pelo método do carbono catorze) para a Caldeira Comprida (2900 ± 100 anos BP) e para a Caldeira Funda (3000 ± 100 anos BP) que indicam idade muito recente e estisticamente contemporânea para estas duas estruturas vulcânicas. Este vulcanismo inclui-se na Unidade Superior do Complexo Superior de acordo com a vulcano-estratigrafia de Azevedo (1998).

Do ponto de vista morfológico os maares das Flores caracterizam-se por constituir depressões fundas, limitadas por paredes íngremes talhadas em escoadas lávicas, e circundadas por baixos anéis de piroclastos freato-magmáticos. Em planta, a forma das depressões pode ser circular (Caldeira Negra), elíptica (Caldeira Funda) ou alongada (Caldeira Comprida). No que respeita a dimensão oscilam entre os 270 metros (Caldeira Seca) e os 1200 metros (Caldeira Funda). José Madeira (2001)

Bibl. Azevedo, J. M. (1998), Geologia e Hidrogeologia da Ilha das Flores (Açores – Portugal). Dissertação de doutoramento, Universidade de Coimbra [policopiado]. Morisseau, M. (1985), Étude des enclaves lithiques hydrothermalisées liées aux eruptions hydromagmatiques. Exemples des Açores: Flores et Faial. BRGM-AFME. Institute Mixte de Recherches Géothermiques. Morisseau, M. e Traineau, H. (1985), Volcanologie. – Mise en évidence d’une activité hydromagmatique holocene sur lÍle de Flores (Açores). Comptes-Rendues de l’Academie des Sciences de Paris (2), 301, 18: 1309-1314.