Caldeirão

1 Designação dada à caldeira do edifício vulcânico, do tipo central, que constitui a ilha do Corvo. A ilha eleva-se dos 1500 m de profundidade até 718 m de altitude no bordo sul da caldeira. Antes da formação da caldeira, que lhe truncou o topo, este vulcão apresentaria uma altura total da ordem dos 2500 m, dos quais 1000 m acima do nível do mar.

A caldeira, localizada na região superior da ilha, constitui uma área deprimida que se encontra parcialmente ocupada por uma lagoa resultante da acumulação das águas da chuva.

Aquela estrutura tem 2,3 km de diâmetro máximo segundo o eixo N-S e profundidade de cerca de 300 m, apresentando formas muito adoçadas pela erosão; este facto sugere tratar-se de uma caldeira relativamente antiga. Por sua vez, a sua forma elíptica e regular parece indicar que se terá formado no decurso de um episódio de colapso único. José Madeira (Abr 2001)

2 Lugar desabitado da freguesia de Rosto do Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, situado na encosta sul da ilha de S. Miguel, pelos 200 m de altitude, no sopé meridional dos picos de Água e da Mostarda, no limite com a freguesia do Pico da Pedra. Aí se localiza a abertura de um túnel lávico. 3 Lugar desabitado da freguesia da Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande, situado na encosta norte da ilha de S. Miguel, no limite com a freguesia de Santa Bárbara. 4 Lugar da freguesia de Quatro Ribeiras, concelho de Praia da Vitória, situado na encosta setentrional da ilha Terceira, pelos 150 m de altitude, sobranceiro à sede de freguesia. 5 Pequeno cone vulcânico com 254 m de altitude, situado na freguesia do Capelo, ilha do Faial, na vertente oriental do *Cabeço da Fonte. Pico do Caldeirão Grande cone vulcânico da ilha do Corvo, formado por piroclastos e lava, que ocupa toda a ilha, atingindo a altitude máxima de 718 m, no Estreitinho, situado na cumeada da caldeira que ocupa a sua cratera afundada cerca de 300 m. M. Eugénia S. de Albergaria Moreira  (2001)