Caixa Económica Picoense
Esta instituição bancária, a primeira que funcionou na ilha do Pico, nasceu na Vila da Madalena no já longínquo ano de 1904. Por disposição estatutária devia criar sucursais em S. Roque e Lajes, medida que lhe conferia dimensão a nível da ilha.
Alguns dos seus principais fundadores foram o médico municipal de então, João de Menezes, o ouvidor José Lourenço de Medeiros, José Prudêncio Telles de Bettencourt, secretário da Câmara, e o pe. beneficiado António Oscar de Lacerda.
As acções tinham o valor nominal de 10$000. Além da função específica a que se destinava, tinha como objectivo particular o de libertar fundos para ajudar a construção do Hospital-Asilo de Santa Maria Madalena.
Crises financeiras de ordem vária não permitiram que o promissor estabelecimento, que atraíra as poupanças das chamadas forças vivas de várias partes da ilha, ganhasse uma expressão muito relevante no foro respectivo. Foi-se arrastando no tempo, com a dedicação a título gracioso de vários dos seus accionistas, aguardando um ou outro depósito para poder atender aos que se inscreviam, em lista de espera, até conseguiram um pequeno empréstimo. Enquanto actuou autonomamente nunca foi impulsionadora de grandes investimentos, que também rareavam, mas serviu de socorro para as carências de imensas economias domésticas, para aquisição de bens, melhorias nas suas residências, encargos com a doença.
Inicialmente instalada em casa arrendada, em cujos baixos actualmente se visita a celebrada colecção de whiskies do não menos conhecido João Quaresma, mediante apertado controlo das disponibilidades, conseguiu construir de raiz os seus escritórios, vocacionados para o ramo, que foram inaugurados em 1950. Em 1983, conjuntamente com as Caixas Económicas da Praia da Vitória e da Ribeira Grande, passou a integrar a Caixa Económica Açoriana, organização de avultados recursos que partilhou no desenvolvimento da terra de origem. Foi construída uma nova sede, moderno edifício situado no Largo Jaime Ferreira, aberta ao público nesse mesmo ano de 1983. Posteriormente, em 1995, foi a Caixa Económica Açoriana, que se expandiu por várias posições do arquipélago, adquirida pelo Montepio Geral que mantém em funcionamento na ilha do Pico balcões nas três vilas, mais o que entretanto surgiu na freguesia da Piedade. Tomaz Duarte Jr. (Mar 2001)
