Cabral, Osvaldo Rodrigues

[N. Laguna, Santa Catarina, Brasil, 11.10.1903 – m. Florianópolis, 17.2.1978] Doutor em Medicina, historiador e antropólogo, descendente de emigrantes portugueses idos da região do Douro. Foi uma das figuras culturais mais proeminentes do Estado de Santa Catarina e com projecção nacional no Brasil, sendo sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1946).

Foi pioneiro dos estudos sobre a colonização açoriana de Santa Catarina e ao seu entusiasmo muito ficou a dever o 1º Congresso de História Catarinense, em 1948, de cuja comissão organizadora foi presidente. Este congresso foi comemorativo do bicentenário do povoamento de Santa Catarina, por açorianos e madeirenses e transformou-se no primeiro elo de ligação afectiva e cultural das ilhas a esse estado brasileiro, que se desenvolveu até aos nossos dias.

Da sua vasta bibliografia destacam-se vários estudos sobre essa temática da colonização e a colaboração no boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Manteve, ainda, contacto com a intelectualidade insular. J. G. Reis Leite (Abr.2001)

Obras (1941), A Vitória da Colonização Açoreana em Santa Catarina. Florianópolis, Imp. Oficial do Estado. (1945), Assuntos Insulanos. Contribuição ao Estudo do Povoamento de Santa Catarina pelos Casais Açoreanos e Madeirenses, Florianópolis, Ed. Prefeitura Min. (1950), Os Açoreanos In Anais do 1º Congresso de História Catarinense. Florianópolis, Imp.Oficial do Estado: 503-608. (1953), Raízes Seculares de Santa Catarina. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XI: 1-142.

 

Bibl. Souza, S. R. S. (1993), Oswaldo R. Cabral. Páginas de um livro de Memórias. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina. Piazza, W. F. (1988), E a semente frutificou… Relações culturais do Brasil com os Açores. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLVI: 171-185.