Cabral, Mariano José
[N. S. Miguel, ? - m. Rio de Janeiro, ?. 12.1877] Frequentou o liceu de Ponta Delgada, começou por ser escrivão da Relação dos Açores e de seguida bibliotecário da biblioteca pública da mesma cidade, onde em 1860 elaborou um catálogo por ordem alfabética dos livros, opúsculos e manuscritos, o primeiro impresso, mas pediu a exoneração em 1869. No ano seguinte deixou S. Miguel, fixou-se algum tempo em Lisboa e depois emigrou para o Brasil, onde faleceu.
Foi escritor e essencialmente jornalista. Estreou-se em o Filólogo, órgão da Sociedade Escolástico, em 1843 e daí por diante nunca mais abandonou o jornalismo. Fundou em Ponta Delgada a Gazeta da Relação (1868) e a Ilha (1852) e em Lisboa, o Correio Portuguez e o Paquete do Tejo. Colaborou na capital no Correio dos Açores e no Rio de Janeiro foi redactor da Gazeta de Notícias.
Tem vasta bibliografia de onde se destaca um Resumo da História de Portugal até ao reinado de D. Pedro V, que foi aprovado para uso das escolas de Ponta Delgada, em 1855. Fez ainda, traduções do francês, como Democracia em França, de Guizot. J. G. Reis Leite (2001)
Obras Principais (1847), Portugal antes e depois de 1846, ou apontamentos para a história contemporânea. Lisboa, Typ. de Silva. (1855), Flores literárias. Ponta Delgada, Tip. Auxiliadora das Letras Açorianas. (1856), Resumo da História de Portugal até ao presente Reinado do Sr. D. Pedro V. Ponta Delgada, Typ. M. J. Morais.
