Brites, Maria Luís Roldão

[N. Coimbra, 23. 7. 1934] Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra (1955), professora do ensino secundário e técnica em didáctica especial relativa a aprendizagem do inglês e do alemão, sobre o que tem publicado várias obras.

Casou com um açoriano, em 1955, vivendo largos períodos na Achada, ilha de S. Miguel, o que a motivou para a vivência dos trabalhadores daquela zona da ilha e a levou a publicar um celebrado livro de contos, premiado pelo jornal Açores, em 1967. O arquipélago ainda a inspirou para alguns poemas que reuniu em A cigana do mar (1967). J. G. Reis Leite (2002)

Obra principal (s.d.), Um saco de diabelha. Porto, Porto Editora [contos].

 

Bibl. (2001), Dicionário Cronológico de Autores Portugueses. Lisboa, Europa-América: VI: 253. Melo, J. (1978), Antologia Panorâmica do Conto Açoriano. Lisboa, Vega: 118.

 

 

 

Adenda
(…)
Foi professora durante cerca de quarenta anos, tradutora e autora de obras didácticas para o ensino do inglês e do alemão. Publicou diversas obras de romances, de contos e poesia.
Em 2014 foi distinguida pelo Município de Pombal com a Medalha de Mérito Municipal Cultura (grau prata) pelos “serviços prestados à cultura, à história e ao conhecimento”.
A 9 de novembro de 2019, apresentou, nos claustros dos Paços do Concelho de Pombal, o livro Vidas em Chamas. Ranu Costa (2022)