Bettencourt, António de (fr.)
[N. Angra, 16.12.1694 m. ?] nasceu em Angra, duma família da nobreza local, sendo ele próprio fidalgo da Casa Real em 1716, e professou no Convento dos Ermitas de Santo Agostinho, vulgarmente conhecido por Graça, em 1714. Daqui seguiu para o continente, onde foi professor, jubilando-se em Sagrada Teologia. Regressou aos Açores, onde foi prior dos conventos da sua ordem, os gracianos, em Ponta Delgada e Angra, além de vigário provincial e examinador sinodal.
Deixou publicada uma oração fúnebre e um manuscrito agiológico que Barbosa Machado dizia pronto para publicação, mas que hoje se desconhece. J. G. Reis Leite (2002)
Obras. (1750), Oração funeraria nas sumptuosas exequias da Snra. D. Maria Úrsula Brum Corte Real da Silveira, em o mosteiro de Santo André da Cidade de Ponta Delgada da ilha de S. Miguel em 8 dAgosto de 1742. Lisboa, Miguel Rodrigues. Breve Periodo da famosa vida e virtuosas acções da Venerável Francisca do Livramento, religiosa do Serafico de Nossa Senhora da Esperança da Ilha de S. Miguel. [Mss. Citado por Barbosa Machado, hoje perdido]
Bibl. Dias, U. M. (1931), Literatos dos Açores. Vila Franca do Campo, Emp. Tip. Lda.: 504. Machado, D. B. (1930), Biblioteca Lusitana. Lisboa, António Pina Cabral, IV: 26.
