Água Retorta
Freguesia do concelho da Povoação, S. Miguel. TOPONÍMIA O seu nome relaciona-se com as muitas voltas que a ribeira dá ao descer pela rocha até atingir o mar.
GEOGRAFIA Está situada na encosta sudeste da ilha de S. Miguel. Com forma de cunha, estende-se desde o pico Verde (931 m) até ao mar, limitada a norte pela serra da Tronqueira e o talvegue da ribeira dos Caimbos, e a ocidente pelo curso superior da ribeira do Faial da Terra e por uma linha desde a cumeada do pico de Água Retorta ao mar. Toda a freguesia é declivosa, entalhada pela rede hidrográfica das ribeiras de Água Retorta e da afluente ribeira das Fagundas, da ribeira do Barco e parte da rede das ribeiras limítrofes do Faial da Terra e dos Caimbos, que, além das lavas basálticas, entalham rochas sedimentares. A costa, em arco, é formada por uma vertente costeira que atinge 300 m de altitude, em cujos basaltos foi cortada uma arriba escarpada de 50 a 100 m de altura, donde se desprendem os desmoronamentos que originam praias de calhaus e blocos ou fajãs, como a Fajã do Calhau. A freguesia é formada pelos lugares de Terra Chã, a sede, Fagundas e Fajã do Calhau, desabitado (INE, 1991). Não há população a residir em casas isoladas, como se verificava em 1960 (INE, 1960). A variação da população nos últimos 126 anos, salienta um acentuado decréscimo a partir de 1950. M. Eugénia S. Albergaria Moreira (Nov.1995)
HISTÓRIA Durante muito tempo foi sufragânea do Faial da Terra e só nos finais do século xvii terá ascendido a freguesia. A igreja paroquial de Nossa Senhora de Penha de França foi construída pouco depois de 1871. A primeira escola, mista, foi instalada nos finais do século xix e só foi desdobrada em 1939. Possui uma banda de música, desde 1947, denominada Sociedade Musical de Nossa Senhora da Penha de França, com sede própria desde 1962. As principais actividades económicas da população consistem na pecuária, na agricultura e na pesca. Na freguesia produz-se um queijo, tipo S. Jorge, com qualidade e boa aceitação no mercado. O orago da freguesia é N.ª Sr.ª da Penha de França. Carlos Enes (Set.1998)
Monte de Água Retorta Grande elevação de forma arredondada (cerca de 4 km de diâmetro), terminando em pico, com 673 m de altitude. Constitui um importante centro de dispersão hidrográfica do litoral SE da ilha de S. Miguel, com as vertentes muito dissecadas pelas profundas ribeiras de Água Retorta e Faial da Terra. Junto ao mar termina por uma escarpa de 150 a 300 m de altura. Nascente de Água Retorta Nascente da encosta SO do pico do Loural, em Terra Chã (ilha de S. Miguel), a 278 m de altitude, com drenagem natural para a ribeira de Água Retorta. A água é captada no local. Ribeira de Água Retorta Nasce na serra da Tronqueira (ilha de S. Miguel), a 680 m de altitude. Corre para sudeste num percurso de 3 km, sempre muito encaixada na rocha basáltica, e desagua num entalhe da arriba de cerca de 200 m, formando um calhau. Passa em Água Retorta e, muito perto da foz (100 m), recebe, como afluente, a ribeira das Fagundas. M. Eugénia S. Albergaria Moreira (Nov.1995)
Bibl. Direcção-Geral de Ponta Delgada (1992), Apontamento Histórico-Etnográfico, S. Miguel - S.Maria. Ponta Delgada, DEPD. Drummond, F. F. (1990), Apontamentos Topográficos, Políticos, Civis e Eclesiásticos para a História das nove Ilhas dos Açores servindo de suplemento aos Anais da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo. Instituto Nacional de Estatística (1961), X Recenseamento Geral da População. Lisboa, INE, I, 2. Id. (1970), XI Recenseamento da População. Lisboa, INE. Id. (1981), Recenseamento da População e da Habitação. Açores. Lisboa, INE. Id. (1991), XIII Recenseamento da População. Dados não publicados de 1991. Lisboa, INE.
