Água de Alto

1 Freguesia do concelho de Vila Franca do Campo, S. Miguel. TOPONÍMIA O nome advém do facto de as águas de uma ribeira caírem de um lugar alto.

GEOGRAFIA Está situada na encosta sul da caldeira da lagoa do Fogo, na ilha de S. Miguel. Incluindo a metade sul da lagoa, estende-se do topo da serra de Água de Pau, pelo pico da Barrosa (947 m) e talvegue da ribeira das Barreiras, até ao mar (a W), e desde a Cumeeira (881 m) até ao mar, passando pela ribeira de Água de Alto e lomba da sua margem esquerda (a E). Corresponde às bacias hidrográficas das ribeiras das Três Voltas, da Praia e de Água de Alto, que dissecam profundamente os tufos vulcânicos, os traquitos e os basaltos da vertente da serra. A costa é formada por uma arriba baixa (10-25 m), da qual se salientam as pontas da Pirâmide e dos Trinta Reis, com uma praia arenosa (praia de Água de Alto) na foz da ribeira da Praia. É constituída pelos lugares de Água de Alto, a sede da freguesia, Praia dos Trinta Reis e por casas isoladas, sem residentes permanentes, mas contando 11 habitantes (10 homens e 1 mulher) presentes no momento do recenseamento (INE, 1991). A variação da população, durante os últimos 126 anos, mostra o apogeu de 1950 e o decréscimo posterior, comum a todo o arquipélago. As actividades da população são a pecuária e a agricultura. O turismo de praia tem sido fomentado, porque a freguesia possui uma das melhores praias arenosas da ilha de S. Miguel.

M. Eugénia S. Albergaria Moreira (Jul.1996)

HISTÓRIA Esta localidade, já existente no século xvi, pertenceu à freguesia de S. Pedro de Vila Franca do Campo e só adquiriu o estatuto de freguesia em 1907. No século xvi, foi construída a ermida de S. Lázaro, com uma casa anexa para albergar leprosos. Sobre os alicerces desta ermida foi construída a actual igreja, que manteve S. Lázaro como patrono. Pouco antes de 1710 foi erguida uma outra ermida, dedicada a Jesus, Maria e José, conhecida por ermida do Desterro. Próximo desta existiu um forte para defesa dos ataques de piratas.

Na fase primitiva do povoamento, Água de Alto produziu cana-de-açúcar, tendo sido aí instalado o primeiro engenho da ilha. No século xix, foi centro produtor de laranja. Mais tarde, as quedas d’água foram aproveitadas para movimentar quatro centrais hidroeléctricas. O lugar da Praia, incluído na freguesia, foi classificado como de interesse pelo Governo Regional, com o objectivo de manter os arruamentos e a tipologia das habitações, quanto à estrutura, envergadura, materiais e cores. Na mesma altura foram também protegidos quatro dragoeiros. A escola oficial começou a funcionar em 1916, para o sexo feminino, e em 1929, para o sexo masculino. O orago da freguesia é S. Lázaro. Carlos Enes (Set.1998)

2 Praia estreita, de areia clara, encostada a uma arriba antiga da costa sul da ilha de S. Miguel. Fica situada em Água de Alto, na baía a ocidente da ponta da Pirâmide, onde desagua a ribeira da Praia, cujos sedimentos (pedra-pomes, tufos e cinzas vulcânicas amareladas) alimentam a praia. Dispõe de instalações hoteleiras e é muito frequentada no verão. 3 Pequeno lugar da freguesia de S. Pedro, concelho de Vila do Porto, situado na encosta norte da ilha de Santa Maria, a 200 m de altitude, na margem esquerda da ribeira do Engenho, aí atravessada por um caminho. Organiza-se ao longo da estrada e dista cerca de 2 km da povoação de S. Pedro, sede da freguesia. Ribeira de Água de Alto Nasce no rebordo sudeste da caldeira da lagoa do Fogo, na serra de Água de Pau, em Cumeeira (ilha de S. Miguel), a 870 m de altitude. Num percurso de 5 km corre para sul num vale encaixado em piroclastos e lavas, passando por Espigão do Pau, Azevinho, Cimo das Pedras e Água de Alto. Desagua na costa sul, em frente ao ilhéu de Vila Franca. M. Eugénia S. Albergaria Moreira (Jul.1996)

Bibl. Direcção Escolar de Ponta Delgada (1992), Apontamento Histórico-Etnográfico, S. Miguel - S. Maria. Ponta Delgada, DEPD, II. Instituto Nacional de Estatística (1961), X Recenseamento Geral da População. Lisboa, INE, I, 2. Id. (1970), XI Recenseamento da População. Lisboa, INE. Id. (1981), Recenseamento da População e da Habitação. Açores. Lisboa, INE. Id. (1991), XIII Recenseamento da População. Dados não publicados de 1991. Lisboa, INE.