Palestra | ?A terra a quem a trabalha. Uma experiência de povoado comunitário na Achada de Teotónio de Ornelas?
Sobre
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a palestra “A terra a quem a trabalha. Uma experiência de povoado comunitário na Achada de Teotónio de Ornelas”, com Pedro Parreira, no dia 18 de fevereiro, às 18 horas.
Nesta palestra, será evidenciada a ligação entre a prolífera história de vida de Teotónio de Ornelas e o caminho inovador que trilhou na realidade nacional pós-Guerras Liberais, traduzindo a vontade popular em finalmente usufruir das regalias do trabalho na terra.
Traçar-se-á o percurso, nascido na Ilha Terceira, de um novo povoado focado em desbravar um caminho comparativamente mais igualitário para com os frutos do seu trabalho. É neste contexto pós-feudalista, herdado do Estado Novo, que a convicção ideológica de Teotónio ganha tração. Serão então revelados os vestígios arqueológicos, encontrados entre 2015 e 2016, deste peculiar momento, marcadamente político, da história terceirense, incluindo algumas das práticas e partes desta herança, permitindo uma visão sobre a vida e a luta dos nossos antepassados na região.
A participação nesta palestra será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).
Notas Biográficas:
Pedro Parreira, nascido nos Açores, licenciou-se em Arqueologia e História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo seguido um percurso profissional pela terra e pelo mar, de Bragança à ilha do Corvo. É coautor de perto de uma centena de artigos de divulgação científica na área de arqueologia, história e museologia relacionados com a herança multicultural da Macaronésia, sendo funcionário do Governo Regional dos Açores desde 2015, atualmente coordenador do Centro do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico. Foi, ainda, colaborador nas candidaturas do Património Cultural Subaquático dos Açores à distinção Best practices in protection of the underwater cultural heritage, da UNESCO, e à Marca do Património Europeu, da Comissão Europeia, ambas vencedoras, em 2019 e 2020, respetivamente.
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
