Palestra | ?A construção da imagem heróica de Teotónio de Ornelas Bruges? por Carlos Enes
Sobre
Data: 28 de fevereiro às 18h
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a palestra “A construção da imagem heróica de Teotónio de Ornelas Bruges” por Carlos Enes.
Teotónio de Ornelas Bruges foi a personagem mais emblemática da história da ilha Terceira, cujas intervenções acabaram por ter impacto a nível nacional, no século XIX. Impôs-se como líder local da revolução liberal, com posições ideológicas radicais que criaram alguns inimigos. Enquanto viveu, não permitiu que outros intervenientes lhe fizessem sombra, para que a figura de herói conquistasse e se entranhasse na memória coletiva.
Nesta palestra, Carlos Enes irá abordar o modo como se foi construindo a imagem de Teotónio de Ornelas Bruges, que culminou no 1.º centenário do seu nascimento, em 1907. A partir de então, nomeadamente com o Estado Novo, profundamente antiliberal, a heroicidade de Teotónio de Ornelas Bruges irá sendo apagada, a favor de outros heróis, nomeadamente Francisco de Ornelas, cujos comportamentos eram mais consentâneos com a ideologia salazarista.
Depois do 25 de Abril, o espírito progressista do liberalismo, no contexto histórico em que eclodiu no século XIX, foi lembrado em algumas iniciativas culturais, mas a figura de Teotónio de Ornelas Bruges passou a ser evocada numa análise historiográfica liberta de panegíricos como acontecera no passado.
Inscreva-se através do 295 401 000 ou pelo e-mail [email protected] (inscrições limitadas).
Nota Biográfica Carlos Enes
[N. Vila Nova, ilha Terceira, 10.3.1951] Estudou no Liceu de Angra do Heroísmo, licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa (1979) e fez o mestrado em História dos Séculos XIX e XX na Universidade Nova de Lisboa (1993). Professor do ensino secundário, desde 1978, exerceu também a docência na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (1981-1984), onde foi chefe do Departamento de História e Geografia, e na Universidade Aberta, Lisboa, de 1996 a 2003.
É autor de uma vasta e muito significativa obra de investigação histórica açoriana, também ela marcada pelas suas opções de esquerda e pela teoria marxista. A sua obra de maior fôlego é um estudo exemplar sobre a Economia Açoriana entre as Duas Guerras Mundiais, em que analisa as atividades mais relevantes para a economia do arquipélago e apresenta uma interpretação global para a compreensão da história social, política e económica de um período tão decisivo, demonstrando um profundo conhecimento das complexas linhas de força da sociedade insular.
Tem, ainda, estudado aspetos relevantes da história das instituições culturais e publicou uma coletânea de textos sobre política administrativa, de Luís da Silva Ribeiro, com um importantíssimo estudo introdutório sobre o regionalismo na primeira metade do século XX.
Colaborou no Dicionário de Educadores Portugueses e é um dos mais destacados colaboradores da Enciclopédia Açoriana.
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
