Orquestra Regional Lira Açoriana | Temporada Artística 2018
Sobre
A Direção Regional da Cultura promove o concerto da Orquestra Regional Lira Açoriana, no âmbito da Temporada Artística 2018. Para encerrar a programação do biénio 2017-2018, era nosso desejo poder apresentar ao público das ilhas um programa que refletisse de certa forma a evolução que os jovens músicos da ORLA fizeram ao longo dos quatro estágios que hoje culminam neste concerto. Quis o destino que 2018 fosse um ano de algumas importantes efemérides musicais, entre elas o centenário do nascimento desse génio da música americana – Leonard Bernstein. A ORLA não quis deixar de se associar a esta importante data e ao incontornável compositor, apresentando para isso alguma da sua empolgante música, a qual, não tendo sido originalmente escrita para banda, não deixa de nos envolver com a mesma energia e emoção nestas orquestrações para sopros. À semelhança do que foi acontecendo nos programas anteriores, também a música portuguesa tinha de marcar presença neste concerto e, de modo especial, a que tem sido criada por compositores oriundos das ilhas açorianas. Nesse sentido, este programa consegue fazer um 2 em 1, ao apresentar uma obra de um compositor da ilha de S. Miguel, o qual será também o solista na mesma! A obra foi uma encomenda da Banda Filarmónica SAMP (Pousos – Leiria), por ocasião dos seus 140 anos, e teve a sua estreia em dezembro de 2013, tendo como solista o seu compositor e a referida Banda. Ainda representando a música portuguesa, poderemos ouvir a música do jovem compositor Alexandre Almeida, a quem foi atribuída uma menção honrosa no V Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2015 e que foi vencedor do V Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa 2016. As ilhas, em geral, são sem dúvida um terreno inspirador para muitos criadores. A terminar este biénio encerramos o nosso concerto com música inspirada noutra ilha, o Chipre, aqui numa visão da compositora americana Carol Barnett. Na esperança de que este programa possa ser do agrado do público que acompanha e apoia as Bandas Filarmónicas açorianas, queremos agradecer a todos, esse importante apoio e, em meu nome pessoal, enquanto diretor artístico deste biénio que hoje se encerra, agradecer todo o empenho que os jovens da ORLA tiveram ao longo destes estágios e dizer-lhes que foi um enorme prazer partilhar o palco com todos eles e sentir a paixão comum pela Música!
4.º Estágio da Lira – Biénio 2017/2018 Programa: Centenário de Leonard Bernstein
Leonard Bernstein (1918-1990) / Clare Grundman (1913-1996) Abertura de Candide
Rogério Medeiros (1979) Concertino para Violoncelo e Banda Filarmónica (Violoncelo – Rogério Medeiros)
Leonard Bernstein (1918-1990) / Frank Bencriscutto (1928-1997) “Profanação” da Sinfonia n.º 1
Alexandre Almeida (1985) Sinfonieta n.º 1 I – “Quase fúnebre”, processional II – “Moderato”, rítmico III – “Cantabile” IV – “Allegro”, rítmico
Carol Barnett (1949) Cyprian Suite I – “Servikos” (Dança sérvia) II – “Aya Marina” (Canção de embalar) III – “Exomológhisis” (Confissão) IV – “Agapisá Tin” (Eu amava-a)
Direção – Alberto Roque
Entrada livre.
Contactos do Promotor
