Nomeação de Manuel Costa Júnior como Diretor do Museu do Pico
Sobre
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, na sequência de procedimento concursal realizado pela Direção Regional da Cultura, nomeou Manuel Costa Júnior para o cargo de Diretor do Museu do Pico.
Segundo despacho n.º 1805/2021 de 16 de agosto de 2021, Manuel Costa Jr. é nomeado em comissão de serviço, pelo período de três anos, Manuel Francisco Costa Júnior para o cargo de Diretor do Museu do Pico, da Direção Regional da Cultura, da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e da Transição Digital, cargo de direção intermédia de 1.º grau.
Manuel Francisco Costa Júnior licenciou-se em 1988 em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa. Em 1989, concluiu o Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1990, terminou o Estágio Pedagógico para a docência, no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Escola Secundária de Sacavém.
Exerceu as funções de professor de História, durante quinze anos, nas Escolas Básicas e Secundárias de Caneças, de Sacavém, de São Roque do Pico e das Lajes do Pico.
Desempenhou, desde 1 de janeiro de 2000 até ao presente, as funções de Diretor do Museu Regional do Pico e de Presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.
De 2006 a 2008, exerceu, por nomeação, as funções de Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Património Mundial da Unesco. De 2008 a 2012, exerceu, por nomeação, as funções de Vogal do Conselho de Gestão do Parque Natural da ilha do Pico.
Tem desenvolvido e impulsionado, como gestor cultural, inúmeros projetos, no âmbito do património cultural, da museologia, da museografia, da divulgação e da comunicação científica e cultural, da animação patrimonial e museológica, das artes do palco, etc. Tem participado, como palestrante, conferencista e comunicador, em inúmeras iniciativas e projetos culturais, na Região, no país e no estrangeiro.
Participou em diversas ações de formação nas áreas públicas do ensino, da pedagogia, e da gestão cultural, patrimonial e museológica.
Contactos do Promotor
