Lançamento do livro «A ressurreição dos mortos», da autoria de A. Cunha de Oliveira

Lançamento do livro «A ressurreição dos mortos», da autoria de A. Cunha de Oliveira

2016-11-01
18:00
Galeria do IAC
Literatura/Literature

Sobre

O Instituto Açoriano de Cultura apresenta ao público no dia 1 de novembro, pelas 18h00, na galeria da sua sede o livro A ressurreição dos mortos, da autoria de A. Cunha de Oliveira. A apresentação estará a cargo de Nuno Ornelas Martins.

Nas palavras do autor, “A morte é certa. E depois? A resposta (se é que há resposta para este enigma) encontramo-la derramada um pouco pelos domínios da Antropologia, da Etnografia, da Filosofia e, sobretudo, da Religião. Desde sempre – di-no-lo a Antropologia e a Etnografia – o Homem cuidou dos seus mortos: umas vezes como se continuassem carentes de alimento, de vestuário e até, de armas. Outras, simplesmente porque sim. A Filosofia trouxe-nos um pouco mais de luz, nomeadamente Platão, com o seu Fedon. Partindo da dicotomia grega de corpo e alma, tenta provar que a alma é imortal: preexiste e subsiste. A Religião, por sua vez, tem que se lhe chega. Em religiões superiores como o Hinduísmo e o Budismo, ou há ressurreição sem fim ou o eu não existe. Nas religiões monoteístas, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, há a ressurreição. A Igreja Católica elevou à categoria de dogma de fé tanto a ressurreição do Senhor Jesus como a de cada um de nós. Mas, que é isso de Ressurreição? Como entendê-la e quando se verifica?”

Com um total de 159 páginas, esta obra teve uma tiragem de 1.000 exemplares e será disponibilizada gratuitamente aos sócios ativos deste Instituto e vendida ao público em geral por 12,00€.

A. Cunha de Oliveira sacerdote católico dispensado do ministério e casado, licenciado em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Foi professor no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, Cónego da Sé de Angra, assistente diocesano de vários movimentos, organismos e associações de apostolado e, na sociedade civil, diretor do diário A União, cofundador do Instituto Açoriano de Cultura, de cujas Semanas de Estudo dos Açores foi secretário permanente, e da Revista “Atlântida”; conselheiro de orientação profissional e diretor de Centro de Emprego de Angra do Heroísmo; vogal da Comissão Regional de Planeamento; e, depois do “25 de Abril”, presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo; diretor do Departamento Regional de Estudo e Planeamento dos Açores (DREPA), que fundou; membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário dos Açores, hoje Universidade dos Açores; deputado ao Parlamento Europeu; presidente da direção do Rádio Clube de Angra; presidente da Comissão Diocesana “Justiça e Paz”; membro e presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo. Atualmente, aposentado. Autor das seguintes publicações: a Cidade e a Sombra (poesia, com o pseudónimo de Silva Grelo), em “Cadernos do Pensamento”, 1954; A Intervenção de Deus na História, no Livro da I Semana de Estudo dos Açores, 1964; As Dominantes Actuais do Meio Açoriano, no Livro da II Semana de Estudo dos Açores, 1963; A Questão da Gruta (de Belém) – um ensaio e uma resposta, na “Atlântida”, 1969; Aspectos Demográficos AÇORES – 7, 1981;Análise Demográfica da Região, na “Atlântida”, 1982; Instrução. Ontem, Hoje e Amanhã, na “Atlântida”, 1983; Marcos – o Evangelista do Ano B – algumas notas de introdução, 2002; Lucas – O Evangelista do Ano C – algumas notas de introdução, 2003; São Mateus e a Política, 2003; Mateus – O Evangelista do Ano A – algumas notas de introdução, 2005; Algumas Reflexões a propósito das “Aparições” de Lourdes, 2008; Um Novo Conceito de Europa e Outros Ensaios, 2009; Jesus Profeta do Islão, e Outros Ensaios, 2009; Jesus de Nazaré e as Mulheres. A propósito de Maria Madalena, 2011; Natal Verdade. Lenda. Mito, 2012; A Morte do Justo, 2013; O Rosto Humano de Deus, 2014; Crer. Mas em Quê?, 2015.

Nuno Ornelas Martins é doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), tendo feito a agregação em História do Pensamento Económico também na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente leciona na Universidade Católica Portuguesa as disciplinas de História do Pensamento Económico e de Filosofia Social e Ética, bem como na área da Economia Social e do Desenvolvimento Sustentável. Lecionou também na Universidade de Cambridge e na Universidade dos Açores. É membro do Cambridge Social Ontology Group, e do quadro editorial de várias publicações académicas. Publicou o livro The Cambridge Revival of Political Economy em 2013 pela Routledge, e coeditou o livro Contributions to Social Ontology em 2006 pela mesma editora. Publicou também diversos artigos em várias revistas académicas.

Contactos do Promotor

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
Lançamento do livro «A ressurreição dos mortos», da autoria de A. Cunha de Oliveira

Contactos do Promotor

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]