Lançamento do livro «A ressurreição dos mortos», da autoria de A. Cunha de Oliveira
Sobre
O Instituto Açoriano de Cultura apresenta ao público no dia 1 de novembro, pelas 18h00, na galeria da sua sede o livro A ressurreição dos mortos, da autoria de A. Cunha de Oliveira. A apresentação estará a cargo de Nuno Ornelas Martins.
Nas palavras do autor, “A morte é certa. E depois? A resposta (se é que há resposta para este enigma) encontramo-la derramada um pouco pelos domínios da Antropologia, da Etnografia, da Filosofia e, sobretudo, da Religião. Desde sempre – di-no-lo a Antropologia e a Etnografia – o Homem cuidou dos seus mortos: umas vezes como se continuassem carentes de alimento, de vestuário e até, de armas. Outras, simplesmente porque sim. A Filosofia trouxe-nos um pouco mais de luz, nomeadamente Platão, com o seu Fedon. Partindo da dicotomia grega de corpo e alma, tenta provar que a alma é imortal: preexiste e subsiste. A Religião, por sua vez, tem que se lhe chega. Em religiões superiores como o Hinduísmo e o Budismo, ou há ressurreição sem fim ou o eu não existe. Nas religiões monoteístas, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, há a ressurreição. A Igreja Católica elevou à categoria de dogma de fé tanto a ressurreição do Senhor Jesus como a de cada um de nós. Mas, que é isso de Ressurreição? Como entendê-la e quando se verifica?”
Com um total de 159 páginas, esta obra teve uma tiragem de 1.000 exemplares e será disponibilizada gratuitamente aos sócios ativos deste Instituto e vendida ao público em geral por 12,00€.
A. Cunha de Oliveira sacerdote católico dispensado do ministério e casado, licenciado em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Foi professor no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, Cónego da Sé de Angra, assistente diocesano de vários movimentos, organismos e associações de apostolado e, na sociedade civil, diretor do diário A União, cofundador do Instituto Açoriano de Cultura, de cujas Semanas de Estudo dos Açores foi secretário permanente, e da Revista “Atlântida”; conselheiro de orientação profissional e diretor de Centro de Emprego de Angra do Heroísmo; vogal da Comissão Regional de Planeamento; e, depois do “25 de Abril”, presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo; diretor do Departamento Regional de Estudo e Planeamento dos Açores (DREPA), que fundou; membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário dos Açores, hoje Universidade dos Açores; deputado ao Parlamento Europeu; presidente da direção do Rádio Clube de Angra; presidente da Comissão Diocesana “Justiça e Paz”; membro e presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo. Atualmente, aposentado. Autor das seguintes publicações: a Cidade e a Sombra (poesia, com o pseudónimo de Silva Grelo), em “Cadernos do Pensamento”, 1954; A Intervenção de Deus na História, no Livro da I Semana de Estudo dos Açores, 1964; As Dominantes Actuais do Meio Açoriano, no Livro da II Semana de Estudo dos Açores, 1963; A Questão da Gruta (de Belém) – um ensaio e uma resposta, na “Atlântida”, 1969; Aspectos Demográficos AÇORES – 7, 1981;Análise Demográfica da Região, na “Atlântida”, 1982; Instrução. Ontem, Hoje e Amanhã, na “Atlântida”, 1983; Marcos – o Evangelista do Ano B – algumas notas de introdução, 2002; Lucas – O Evangelista do Ano C – algumas notas de introdução, 2003; São Mateus e a Política, 2003; Mateus – O Evangelista do Ano A – algumas notas de introdução, 2005; Algumas Reflexões a propósito das “Aparições” de Lourdes, 2008; Um Novo Conceito de Europa e Outros Ensaios, 2009; Jesus Profeta do Islão, e Outros Ensaios, 2009; Jesus de Nazaré e as Mulheres. A propósito de Maria Madalena, 2011; Natal Verdade. Lenda. Mito, 2012; A Morte do Justo, 2013; O Rosto Humano de Deus, 2014; Crer. Mas em Quê?, 2015.
Nuno Ornelas Martins é doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), tendo feito a agregação em História do Pensamento Económico também na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente leciona na Universidade Católica Portuguesa as disciplinas de História do Pensamento Económico e de Filosofia Social e Ética, bem como na área da Economia Social e do Desenvolvimento Sustentável. Lecionou também na Universidade de Cambridge e na Universidade dos Açores. É membro do Cambridge Social Ontology Group, e do quadro editorial de várias publicações académicas. Publicou o livro The Cambridge Revival of Political Economy em 2013 pela Routledge, e coeditou o livro Contributions to Social Ontology em 2006 pela mesma editora. Publicou também diversos artigos em várias revistas académicas.
Contactos do Promotor
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
Contactos do Promotor
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
