Exposição de pintura "Como o pão p?rá boca" - Acervo da Coleção Rui Risona
Sobre
O Museu do Pico, em parceria com a Câmara Municipal das Lajes do Pico, apresentam ao público, no próximo dia 4 de novembro (sexta-feira), pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição de pintura COMO O PÃO P’RÁ BOCA, um acervo particular da Coleção Rui Risona. Esta inauguração contará com um momento musical, ao vivo, da responsabilidade de Vitor Gomes.
Esta coleção, segundo o colecionador, insere-se numa filosofia de vida em que a arte passa a ser uma necessidade vital (como o pão prá boca), quer como consumidor, quer como produtor. Distancia-se duma visão aristotélica da arte e aproxima-se, antes, dos conceitos de Proust ou de Kant. É uma coleção ligada, também, aos afetos e que tem como tronco principal a obra do artista plástico, natural da ilha do Pico, Gabriel Garcia mas que se “ramifica” com artistas como José Grazina, Saulo Araújo, João Galrão, entre outros.
Rui Risona (pseudónimo de Rui Garcia Duarte) nasce na Horta a 30 de abril de 1964. A família muda-se para o Pico em finais de 1968, e é aqui que fará a sua escolaridade até ao 9º ano. Regressa à Horta para concluir o ensino secundário e, em 1981, ingressa na Escola do Magistério Primário de Angra do Heroísmo onde conclui, três anos mais tarde, o bacharelato que o habilita como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse mesmo ano, parte para o continente onde inicia a sua carreira docente. Depois de Leiria e Porto, fixa-se em Lisboa onde exerce durante vinte e oito anos. Durante esse período completa a sua formação académica: Curso de Estudos Superiores Especializados em Pedagogia Musical, 1989/1994 (Escola Superior de Educação de Santarém); Teatro e Educação, 1994/1995 (Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa); Licenciatura em Ciências de Educação, 2000/2003 (Escola Superior de Educação de Lisboa); Pós Graduação em Ensino do Português, 2007/2008 (Escola Superior de Educação de Lisboa).
Entre 1993 e 2011, integra o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa (TUT), sob a direção de Jorge Listopad. Participa, ainda, como ator, em projetos de outros grupos teatrais (Teatro Nacional de São Carlos, Teatro de Almada, Teatro da Garagem) atuando em Portugal, Espanha e França.
Enquanto professor, estabelece parcerias pedagógicas com o Conservatório Nacional de Lisboa, com a Escola Superior de Dança de Lisboa, com o Museu do Chiado, com o Centro Nacional de Cultura, e com o Centro de Arte Contemporânea Zé dos Bois, instituições com as quais desenvolve e maximiza os conceitos de “Educação pela Arte” e “Pela Arte para a Cidadania”. É, ainda, destacado para o Instituto de Inovação Educacional para o projeto Literatura e Literacia.
A residência em Lisboa permite a Rui Risona o acesso ao mundo das artes onde assiste ao que de maior relevância se vai realizando, seja na música, teatro e ópera, seja nas artes plásticas, cinema e literatura.
“É meu propósito, através desta partilha, e da parceria com o Museu do Pico e com a Câmara Municipal da Lajes do Pico, exercer aquilo que considero uma boa prática de cidadania. Quero-me cidadão ativo e interventivo, colaborante e solidário, com os outros e com as instituições.
Pela Arte, Rui Risona”.
A referida exposição poderá ser apreciada, na sua totalidade, em dois espaços expositivos, no horário regular de funcionamento, de 5 de novembro a 31 de janeiro de 2017:
Galeria do Museu dos Baleeiros - Lajes do Pico (de segunda-feira a domingo - 9h30-17h00);
Centro de Artes e de Ciências do Mar (antiga Fábrica da SIBIL) - Ribeira do Meio, Lajes do Pico (de segunda-feira a sexta-feira - 9h30-18h00).
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
