Enfeitando o Pinheirinho ? Tradição e Modernidade no Museu do Pico
Sobre
Este Natal, mais uma vez, o Museu do Pico desafiou a artesã Maria da Conceição Soares Maciel a enfeitar o pinheirinho desta instituição. Conceição Maciel, natural de São Mateus do Pico, com 84 anos de idade, é figura de referência local e regional na arte do crochet, das rendas tradicionais, fazendo parte do imaginário local associado a esta forma de arte no feminino. Conceição Maciel, artesã - artista, tem vindo a desenvolver um trabalho criativo, com inventiva moderna e contemporânea, dando um novo uso e um novo sentido à sua arte.
Em 2013, quando convidada pela primeira vez pelo Museu do Pico a enfeitar os três espaços de receção desta instituição, expôs rendas com motivos natalícios – árvores e presépios – tradicionais. Este ano, recusando o tradicional e o ordinário, Conceição Maciel foi novamente além do esperado. Juntou tradição à modernidade, o antigo ao contemporâneo, o esperado ao inesperado. Assim, com a sua visão e com o apoio e materialização de José António Goulart, seu conterrâneo, criou três obras singulares. Com uma criatividade aguçada, e um sentido artístico fora do comum para alguém do seu tempo, soube unir a arte da renda às artes decorativas. O resultado, do seu imaginário e corporalização de José António Goulart, são três árvores de natal – manequim.
A mostra estará patente nos três polos do Museu do Pico – Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico e Museu do Vinho, na Madalena do Pico – podendo ser visitada no horário regular de funcionamento do museu, de dezembro a janeiro.
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
