Documento do Mês - ?Dedicatória de amor?
Sobre
A Biblioteca Pública e Aquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês”. Em fevereiro estará exposta uma dedicatória de amor de José de Sousa Brasil (mais conhecido por Charrua) à sua primeira esposa, Maria de Lurdes Costa.
A escolha deste documento decorre em celebração do 14 de fevereiro, por excelência o dia mais romântico do ano, uma vez que em muitos países do mundo nesta data festeja-se o dia dos namorados. O amor pode ter muitos significados, mas na realidade ele representa tudo. O amor é o que nos move, nos ensina a cuidar do próximo, nos auxilia a viver melhor. Amor é a extração daquilo de melhor que está reservado nos nossos corações.
A dedicatória, criada pelo cantador em 1937, é um documento desdobrável de várias fases, em que o próprio ato de abertura se transforma numa jornada pelos segredos do coração. Passo a passo no seu processo de abertura, o documento vai-nos revelando poesia, acompanhada de imagens românticas e, acima de tudo, abre-nos uma janela para a vida amorosa de Charrua. Quando o processo de desdobramento termina, resta-nos apreciar a palete de criatividade expressa no seu todo.
Visite a Sala de Consulta do Arquivo e conheça este documento que estará em destaque durante todo o mês.
Nota Biográfica:
José de Sousa Brasil (Charrua)
José de Sousa Brasil (1910- 1991) é hoje considerado pelos Açorianos como o maior poeta popular de sempre da região. Tendo apenas completado o ensino primário na sua freguesia natal das Cinco Ribeiras, o cantador começou a trabalhar cedo, quer no setor agrícola, como vendedor de pão ou na Base Aérea nrº 4. Revelando-se desde cedo o gosto pela cantoria ao desafio, Charrua participou em cantorias nas ilhas de S. Miguel, S. Jorge e Graciosa, aplaudido pelo cariz inovador e sentimental das quadras que compunha. Deslocou-se inúmeras vezes aos Estados Unidos, desde a Califórnia até às Bermudas, atuando para as comunidades de emigrantes portugueses. Um inigualável improvisador repentista, Charrua deixou cantigas que lhe valeram inúmeras vitórias a desafio, mas também canções, danças de espada, sonetos, entre outros.
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
