Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Sobre
Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja (18 de outubro) “O destino das Pedras”
Apresentação:
Assinala-se, desde 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, celebrado a 18 de outubro, dia de São Lucas, padroeiro dos artistas. Este dia surge da necessidade de destacar o trabalho realizado em todas as Dioceses do País, promovendo “a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar”, para além de destacar o importante papel do património religioso como fonte de evangelização.
Para este ano, o tema proposto pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja «O destino das pedras» “retoma as palavras do Papa Francisco aos participantes do congresso internacional “Deus já não habita aqui?”, sublinhando a necessidade de reflexão e adaptação aos desafios contemporâneos”.
Neste seguimento, a Paróquia de Santa Cruz e a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, como tem sido habitual, associam-se à comemoração deste dia com várias atividades que “traduzem o encontro entre a missão litúrgica deste património, a sua preservação material e respetiva valorização cultural”: visita à torre da Igreja Matriz de Santa Cruz, exposição fotográfica e percurso cultural.
Mais informações consultar cartaz com programa.
Atividades:
VISITA À TORRE DA IGREJA MATRIZ DE SANTA CRUZ DA LAGOA
Organização: Coleção Visitável da Matriz de Lagoa
Local: Igreja Matriz de Santa Cruz
Data: 18 de outubro de 2019
Hora: 10h00
Apresentação :A Igreja Matriz de Santa Cruz da Lagoa promove visitas ao cimo da sua torre no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Daquele ponto é possível vislumbrar uma paisagem panorâmica sobre as freguesias da Lagoa e o mar, bem como, emblemáticos edifícios.
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “AS ERMIDAS E IGREJAS DA CIDADE DE LAGOA”
Organização: Coleção Visitável da Matriz de Lagoa
Local: Ermida de Nossa Senhora do Cabo
Data: 19 a 26 de outubro de 2019
Hora: 10h00 (inauguração)
Apresentação: A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa associa-se ao Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com uma exposição fotográfica temporária intitulada “Ermidas e Igrejas da cidade de Lagoa” no adro da Ermida de Nossa Senhora do Cabo, que apresenta as Ermidas e as Igrejas existentes na cidade da Lagoa.
PERCURSO CULTURAL “AS ERMIDAS E IGREJAS DE SANTA CRUZ”
Organização: Coleção Visitável da Matriz de Lagoa
Data: 19 de outubro de 2019
Hora: 10h15-12h00
Ponto de encontro: 10h00 – Ermida de Nossa Senhora do Cabo
Apresentação: Para assinalar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, no âmbito da exposição fotográfica patente na Ermida de Nossa Senhora do Cabo, organiza um percurso cultural pelos monumentos religiosos da Paróquia de Santa Cruz. Aceite o desafio e venha (re)descobrir a História do Património arquitetónico religioso existente na freguesia de Santa Cruz e o espólio que compõe cada edifício.
Percurso comentado por Joana Simas e Igor França, este trajeto terá início pelas 10h15 na Ermida de Nossa Senhora do Cabo no dia 19 de outubro de 2019, seguindo depois pela Igreja de Santa Cruz, prosseguindo pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e culminando na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.
A atividade está aberta à participação de todas as pessoas, mediante inscrição até ao dia 17 de outubro.
Mais informações através do e-mail [email protected]
