Dia Internacional dos Museus - Comemorações nos Açores
Sobre
A Direção Regional da Cultura, através dos Museus pertencentes à Rede Regional de Museus dos Açores, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, que se celebram a 18 e 21 de maio, respetivamente, promovendo a realização de diversas iniciativas.
Este ano, o tema proposto é “Museus e Paisagens Culturais” e visa, de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural, “promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento”.
O Museu Carlos Machado realizará, no dia 18 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, a “Rota Patrimonial pelas Paisagens do Chá”, que se inicia com uma visita orientada à exposição “Caminhos do Chá”, seguindo-se um percurso até ao território de eleição das plantações de chá em São Miguel, a costa norte da ilha, onde os participantes vão conhecer fábricas desativadas e assistir ao processo de transformação da Camellia sinensis, na Fábrica de Chá Gorreana e na Fábrica de Chá Porto Formoso.
Também a 18 de maio, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, as comissárias da exposição “Profissões: Memória e Atualidade”, Leonor Couto e Sílvia Fonseca e Sousa, realizarão uma visita orientada, das 13h00 às 14h00, com entrada livre, a esta exposição, que encerra no próximo dia 22 de maio. Tendo como objetivo principal provocar uma reflexão crítica sobre a importância das diversas profissões na sociedade ao longo dos tempos, “Profissões: Memória e Atualidade” teve uma forte adesão dos diversos públicos do museu. De 22 de fevereiro a 5 de maio registou a presença de 1566 visitantes, 926 dos quais no âmbito das visitas orientadas pelo serviço educativo.
O Museu da Horta, por seu turno, convida, no dia 18 de maio, os alunos das escolas do 3.º e 4.º ano do 1.º, 2.º, 3.º ciclo, secundário e profissional a participarem no Roteiro “Baía da Horta – uma Paisagem Cultural”. Esta atividade será composta por uma visita à exposição sobre o porto da Horta patente no Museu da Horta, seguida de um pequeno roteiro na avenida marginal, onde serão abordados aspetos relacionados com a baía, nomeadamente a sua história ao longo de 5 séculos.
O Museu Francisco de Lacerda inaugura a exposição de fotografia “Virgem Peregrina 1948-1993”, pelas 19h30, na sala de exposições temporárias desta instituição. Esta exposição pretende realçar a importância da presença física de uma imagem venerada por todas as gerações.
Por outro lado, o Museu da Graciosa promoveu, no dia 18 de maio, com início pelas 10h00, a atividade intitulada “Baleia à vista!”, no âmbito da qual será efetuada uma visita orientada e comentada ao Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz da Graciosa, da responsabilidade do Diretor do Museu da Graciosa, seguida da visualização de um filme sobre observação de baleias e golfinhos nos Açores, tendo como destinatários alunos do 1.º Ciclo das Escolas Básicas da Ilha Graciosa.
O Museu de Angra do Heroísmo comemora o Dia Internacional dos Museus, celebrando, a 21 de maio, a Noite dos Museus, promovendo, a partir das 20h00, visitas dramatizadas ao seu principal núcleo expositivo, “Do Mar e da Terra…um história no Atlântico”, interpretadas por personalidades históricas ligadas a diferentes momentos da história de Angra e da Terceira, de forma a assumir-se como centro interpretativo da paisagem cultural em que se encontra inserido e a sensibilizar a comunidade para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação, valorização e enriquecimento da mesma. As Reservas de Militaria, Instrumentos Musicais, Têxteis e Pintura, bem como a Biblioteca estarão abertas, dando a conhecer o acervo nelas guardado.
Contactos do Promotor
