Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 2016

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 2016

2016-04-17 até 2016-04-18
Comemorações/Celebrations

Sobre

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional da Cultura, através dos seus Museus em cada ilha, e a Direção Regional do Desporto, através dos Serviços de Desporto, também sedeados em cada ilha, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 do corrente mês de abril, este ano subordinadas ao tema “Desporto, um património comum”.

No contexto da realização dos Jogos Olímpicos, que terá lugar no Rio de Janeiro, em agosto próximo, o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) dedica este ano a celebração deste dia ao património desportivo.

Com o objetivo de enaltecer a importância cultural do desporto, quer na consolidação identitária das comunidades, quer nas diferentes formas que o património a ele associado toma, os Museus pertencentes à Rede de Museus dos Açores, em parceria com os Serviços de Desporto das várias ilhas, apresentam um programa variado de atividades, que pretende assinalar esta efeméride.

Assim sendo, em Ponta Delgada, e em parceria com a Cresaçor, no dia 17 de abril, entre as 15h00 e as 17h00, terá lugar uma edição do “Domingo em Família no Museu”, onde se explorarão jogos tradicionais açorianos, a partir da coleção de Brinquedo da instituição. A inscrição é gratuita e destina-se ao público em geral, mas está sujeita a marcação prévia, através do número 296 202 930.

Por outro lado, nos dias 17 (às 10h00) e 18 de abril (às 15h30), o Museu convida todos os interessados a “Pedalar pelo Património”, num percurso onde o prazer de andar de bicicleta se vai aliar à fruição do património urbano. Cada participante terá um “passaporte”, que será preenchido ao longo das 16 estações com selos e informações sobre os Monumentos e Sítios da cidade de Ponta Delgada, onde se realizarão paragens. Esta é uma atividade sujeita a inscrição prévia, através do endereço [email protected] ou do telefone 296 202 930.

Na ilha Terceira, realizar-se-á uma palestra cuja temática será “O Campo de Golfe como fator de desenvolvimento local – a influência americana”, a 16 de abril pelas 17h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

A palestra será apresentada e conduzida pelo historiador, Dr. Francisco Miguel Nogueira, e terá o testemunho de alguns ex-caddies do campo de golfe - Eduardo Correia e Pedro Fagundes. No espaço da conferência estará exposto um espólio do Clube de Golfe da Ilha Terceira. Este evento terá também o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Clube de Golfe da Ilha Terceira,

Em São Jorge, por sua vez, a 17 de abril, realizar-se-á um percurso pedestre que culminará na sede do Museu, vila da Calheta, onde estará patente uma exposição alusiva ao desporto escolar e também a atividades desportivas da ilha, com mostras de painéis fotográficos e de espólio desportivo, que ficará patente até 22 de abril e aberta ao público em geral. No dia seguinte, decorrerão palestras de antigos atletas e do Coordenador do Serviço de Desporto de São Jorge, destinadas às escolas da ilha, nomeadamente aos alunos do 1.º e 2.º ciclo, que visitarão o Museu.

Em Santa Maria, terá lugar um passeio pedestre, envolvendo um percurso na zona histórica da ilha, que terá início pelas 9h30 no Aeroporto de Santa Maria, e uma passagem pelas sedes dos diversos Clubes Desportivos, contemplando o Clube Asas do Atlântico, o Clube Ana de Santa Maria, o Clube Desportivo Os Marienses, bem como por monumentos históricos de Vila do Porto, designadamente, o Convento de São Francisco e o novo polo do Museu de Santa Maria. Entre as 12h30 e as 15h00 o percurso incluirá a Pedreira do Campo, o Moinho da Rocha e Moinha da Carreira.

Também nas Flores, terá lugar, a 17 de abril, pelas 14h00, um percurso pedestre, que partirá da Sede do Grupo Desportivo Fazendense, onde poderão ser ouvidos testemunhos de antigos atletas do clube e observados troféus e fotografias expostos. Meia hora mais tarde, decorrerá o passeio pedestre no Lajedo – Fajãzinha, aliando a prática desportiva ativa à exploração do património natural da ilha.

Na Graciosa, por seu turno, realizar-se-á, no dia 18, pelas 20h30, nas instalações do Museu, uma tertúlia subordinada ao tema “Contributos para a História do Desporto na Graciosa”. Esta será constituída por três painéis, sendo o primeiro dedicado ao aparecimento do desporto “formal” na ilha (os primeiros clubes, modalidades e locais), o segundo dedicado às modalidades (novas e extintas, conquistas e troféus), e ficando o terceiro reservado à reflexão sobre perspetivas futuras. Haverá ainda lugar a uma visita à exposição de troféus do Graciosa FC, do Santa Cruz SC e do SC Marítimo.

Na Horta, será realizado um peddy paper, a 17 de abril, com início pelas 15h00 e destinado ao público em geral. Esta atividade começa com uma visita à exposição patente no Museu da Horta, referente às origens da prática desportiva no concelho, para que posteriormente, pela cidade, sejam concretizadas as atividades nos espaços históricos identificados e relacionados com aquela prática. As marcações podem ser feitas na receção do Museu da Horta através do endereço eletrónico [email protected] ou pelo telefone 292 202 579, e no Serviço de Desporto do Faial, [email protected], 292 208 240.

Por último, no Pico, no dia 18 de abril, durante o período da manhã, terá lugar a realização de jogos tradicionais no Museu do Vinho (9h30), bem como de um passeio pedestre com visitas guiadas a sedes de clubes e instalações desportivas na Madalena (10h30, com concentração no campo exterior da EBS da Madalena). No mesmo dia, à tarde, será proferida, também na Madalena, no Auditório da Escola Cardeal Costa Nunes, a conferência “O Património Desportivo da Ilha do Pico”, pelo Coordenador do Serviço de Desporto do Pico, António Carlos Soares Maciel.

Contactos do Promotor

(não definido)
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 2016

Contactos do Promotor

(não definido)