Debate ?Municipalização da Cultura?? - Ilha Terceira
Sobre
O primeiro debate da Acesso Cultura em 2020 terá como tema “Municipalização da Cultura?”. Realiza-se no dia 18 de Fevereiro, Terça-feira, às 18h30, em dez cidades: Angra do Heroísmo, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Torres Novas e Vila Nova de Famalicão. A entrada será gratuita.
Em Outubro 2019, Rui Matoso (investigador) assinava um artigo de opinião no jornal Público intitulado A insustentável leveza do municipalismo cultural. Nesse artigo, que foi bastante discutido nas redes sociais, Rui Matoso citava Sophia de Mello Breyner (“Não queremos opressão cultural. Também não queremos dirigismo cultural. A política, sempre que quer dirigir a cultura, engana-se. Pois o dirigismo é uma forma de anticultura e toda a anticultura é reacionária.” – Assembleia Constituinte de 1975-1976) e questionava: “É a uma câmara que cabe a função de promover, por exemplo, um Festival Transcultural? Ou, pelo contrário, a sua função deve ser a de gerar políticas, ferramentas e condições de produção para que os actores sociais, designadamente minorias, construam um projecto participado e sustentado?”.
ANGRA DO HEROISMO, Instituto Açoriano de Cultura Participação: Guido Teles, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Olívio Mendes, Instituto Histórico da Ilha Terceira; Marcos Trovão, Grupo de Teatro Alpendre Moderação: António Neves, Poeta
Contactos do Promotor
