Concerto "João da Ilha"
Sobre
Dono de uma voz cálida e intimista, João da Ilha é um cantautor da Ilha Terceira - Açores e estabelecido em Setúbal - Portugal Continental, onde aperfeiçoou as suas habilidades de composição, arranjos, interpretação e conhecimento do mundo da música.
O álbum de estreia "Amanhecer" (JDI/AWAL, 2011) surgiu na sequência do EP "Pulsação" (Ed. Autor, 2008) como progressão natural de uma ideia musical que se afirma num estilo próprio, cruzando música tradicional sobretudo de raízes açorianas com correntes contemporâneas da música ppular, que vão do pop ao jazz pela world music... São os sons do Alântico!
O álbum foi produzido e gravado em 2011 no estúdio BBS (Vendas Novas), por Carlos Barreto Xavier, produtor de "LisGoa" (2010) de António Cahínho, entre outros.
Nas suas digressões já passou por importantes palcos e festivais como Portas do Mar (2008, São Miguel/Açores), Sanjoaninas (2009, Terceira/Açores), Feira de Sant'lago (2010 a 2013), Festa do Avante (2010 e 2011, Seixal), Outonalidades (2010, Galiza/Espanha), e Azores Fringe Festival (2013, Pico/Açores).
Ao longo destes anos, marcou igualmente presença na tevelisão em programas como "Quarto Crescente" de Júlio Isidro e "Verão Total" na RTP, "Atlântida" de Sidónio Bettencourt na RTP Açores, e "Você na TV" de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira na TVI.
"Oh Meu Velho!" Single do álbum "Amanhecer" estreou na banda sonora da novela da TVI "Destinos Cruzados" (autoria do vencedor de um Emmy, o argumentista António Barreira), associado à personagem do conceituado ator Ruy de Carvalho.
