Concerto Comemorativo dos 150º Aniversário de Tomás Borba ?O Trovador das Gentes Novas?
Sobre
CONCERTO COMEMORATIVO DOS 150º ANIVERSÁRIO DE
TOMÁS BORBA
“O Trovador das Gentes Novas”
Data: 9 de junho
Hora: 20:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
ENTRADA LIVRE
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de actividades a decorrer ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 9 de junho, às 20:00, haverá um concerto intitulado “O Trovador das Gentes Novas” inspirado em poemas de autores portugueses e em composições que pela sua musicalidade e simplicidade se destinam também a crianças.
O concerto terá a participação do Coro de Funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, do Coro do Jardim Infantil de S. Gonçalo e do Coro do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo. O concerto será comentado pelo compositor Antero Ávila.
Direção artística: Duarte Gonçalves da Rosa, Nelson Pereira e Nuno Fidalgo.
Duarte Manuel Gonçalves da Rosa nasceu em Angra do Heroísmo, em 1957. É técnico superior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. É formado em Direção Coral pela Escola Superior de Música da Catalunha e Doutor em História. A sua formação superior estende-se ainda a Ciências da Informação e Documentação, Ciências Religiosas e Estudos Portugueses. Dirige o Coro da Sé de Angra e dos funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Nelson Pereira nasceu em 1993 na freguesia de São Mateus da Calheta, Ilha Terceira. Foi organista da Sé de Angra e foi também organista na Igreja de São Gonçalo. Realizou diversos concertos de música ibérica para órgão na Ilha Terceira, Faial e São Jorge. Estudou órgão com o Prof. António Duarte, organista Titular da Catedral de Lisboa. É professor de música no Colégio de São Gonçalo, desde 2013. Foi ordenado Diácono a 8 de dezembro de 2016.
Nuno Fidalgo nasceu em 1989 nas Furnas, Ilha de São Miguel. É aluno do quinto ano do Seminário Episcopal de Angra. Iniciou estudos em Educação Básica na Universidade dos Açores. Atualmente é professor de música no Colégio de São Gonçalo.
Antero Orlando Pereira Ávila é natural da Ilha do Pico, onde nasceu a 24 de junho de 1973. Com 16 anos ingressou no Conservatório Regional de Angra do heroísmo e completou a sua formação música no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Jorge Peixinho e Álvaro Salazar. Completou a Licenciatura em Composição. Tem escrito várias obras para Coro e Orquestra, música de Câmara e para banda sinfónica.
Tomás Borba nasceu a 23 de novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo. Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas. Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.
Morreu a 12 de fevereiro de 1950, tendo o seu corpo sido trasladado para a ilha Terceira, onde repousa no Cemitério do Livramento.
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
Contactos do Promotor
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009
