"Carolina va a Portugal", pelo grupo de teatro da Casa dos Açores do Uruguai
Sobre
“Carolina Va a Portugal”, conta a história da fundação da cidade de San Carlos, em 1763, por um grupo de 55 famílias açorianas, sendo mais um exemplo histórico do espírito aventureiro do Povo Açoriano, visa também reafirmar e preservar os valores transmitidos pelos antepassados açorianos junto das novas gerações, tanto do Uruguai como dos Açores.
Esta peça de teatro, cuja apresentação nos Açores conta com o apoio da Direção Regional das Comunidades, revela a importância da presença açoriana no Uruguai, provando que a sua influência é, ainda hoje, bem visível na cidade de San Carlos, com destaque para alguns monumentos de homenagem aos seus fundadores e para a comunidade de descendentes açorianos que ali reside.
A Casa dos Açores do Uruguai iniciou o resgate da identidade açoriana neste país da América do Sul quando era ainda uma associação denominada Los Azoreños, criada a 24 de agosto de 1963.
Em 2011, no Rio de Janeiro, esta associação aderiu ao Conselho Mundial das Casas dos Açores, tendo passado a designar-se como Casa dos Açores do Uruguai – Los Azoreños.
Atualmente, esta instituição conta com diversos grupos que desenvolvem atividades que vão desde a dança à gastronomia, passando pela realização de ateliers para jovens e crianças, destacando-se o grupo Azorteatro, que promove a apresentação de espetáculos de teatro.
Contactos do Promotor
