Caboverdianamente
Sobre
Um programa de 4 sessões dirigidas por António Neves, que terão como tema a cultura do arquipélago de Cabo Verde. Na primeira, será projetado o documentário ”Insularidades”, realizado por Brandão Lucas e produzido pelo Instituto Camões, seguindo-se uma tertúlia dinamizada por António Neves e Jorge Paulus Bruno sobre a história, a cultura e a identidade cabo-verdianas.
No domingo, 26 de maio, é feita uma abordagem comparativa entre a língua falada e a escrita e sua relação com o português, invocando-se as figuras de escritores cabo-verdianos e estudiosos da língua crioula como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, Baltazar Lopes e Manuel Veiga.
A 1 de junho é privilegiada a literatura e a poesia. No domingo, 2 de junho, o encontro iniciar-se excecionalmente, pelas 17h30, tendo como mote a música. Uma intervenção de Paulo Mendes sobre a Tabanca, uma das mais antigas e populares expressões culturais destas ilhas, um momento musical protagonizado por Óscar Reis e António Neves e ainda a presença de um grupo de batucadeiras traz ao claustro do MAH os ritmos de Cabo-Verde. Pelas 20h00, sé altura de também pelo palato se viajar até a esse outro arquipélago atlântico, através de uma degustação de petiscos típicos da gastronomia daquelas ilhas, confecionados pelo restaurante "A Africana". A noite termina com uma projeção ao ar livre, pelas 21h30, do filme "O Testamento do Sr. Napumoceno", uma adaptação ao cinema de Francisco Manso do romance de Germano de Almeida. A entrada é livre, mas a participação no jantar volante depende de inscrição prévia.
A iniciativa conta com a colaboração do IAC que disponibiliza aos participantes o CD-ROM História e Cultura de Cabo Verde, da autoria do Prof. Doutor Rui Carita, editado por essa instituição.
Contactos do Promotor
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137
Contactos do Promotor
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137
