Artes Decorativas e os seus Catálogos na Europa (1870-1930)

Artes Decorativas e os seus Catálogos na Europa (1870-1930)

2018-01-25 até 2018-02-09
Instituto Cultural de Ponta Delgada
Exposições/Exhibitions

Sobre

Na segunda metade da centúria de Oitocentos e na primeira metade do século XX, os catálogos constituem, no Mundo Ocidental, um meio privilegiado de circulação de modelos, formas e ornatos. A diversidade de objectos vendidos através destes importantes instrumentos comerciais é notável, representando o incremento deste sector verificado a partir do século XIX, a par com o desenvolvimento da indústria. De objectos de iluminação a peças de ourivesaria, de tapetes a ferros decorativos, de exemplares cerâmicos móveis a mosaicos hidráulicos, de mobiliário a vidros, a disseminação de novas modas e tendências tem nos catálogos um meio privilegiado de circulação.

Enquanto fonte histórica, os catálogos referenciam a terminologia da época, a designação de materiais, as formas e os preços relativos dos produtos. Revelam os principais centros produtores, casas comerciais e industriais, mas, também, imagens do exterior e interior dos estabelecimentos fabris e comerciais, acentuando a mais-valia enquanto elementos para o respectivo conhecimento.

INAUGURAÇÃO:

Dia 25 de janeiro, às 17:00 horas

HORÁRIO:

2.ª a 6.ª feira, das 14:00 às 17:30 horas

FICHA TÉCNICA:

ORGANIZAÇÃO. Instituto Cultural de Ponta Delgada // Doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP)

COMISSARIADO E TEXTOS. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

MONTAGEM. Pedro Pascoal de Melo

REVISÃO. Isabel Dias Ferreira

APOIO. Museu Carlos Machado

Contactos do Promotor

Artes Decorativas e os seus Catálogos na Europa (1870-1930)

Contactos do Promotor