Apresentação do livro "Evolucionismo nos Açores e Outros Estudos", de Luís M. Arruda

Apresentação do livro "Evolucionismo nos Açores e Outros Estudos", de Luís M. Arruda

2016-04-08
21:00
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Literatura/Literature

Sobre

O Instituto Açoriano de Cultura apresentará ao público, nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, o livro “Evolucionismo nos Açores e Outros Estudos”, da autoria do Prof. Doutor Luís Arruda, cuja apresentação estará a cargo do Prof. Doutor Carlos Assis (Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Esta terá lugar na sede social do IAC (Terceira), no dia 7 de abril, pelas 18h30; na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial), no dia 8 pelas 21h00, e no Centro de Ciências – ExpoLab, no dia 9, pelas 18h30.

A publicação da correspondência científica e da obra científica de Francisco de Arruda Furtado vem proporcionando várias outras publicações sobre este naturalista açoriano, nomeadamente sobre o seu pensamento científico e a origem das espécies biológicas que colonizaram as ilhas açorianas. Também neste caso, foram os trabalhos de Furtado e de outros seus contemporâneos, nomeadamente Carlos Machado e Bruno Tavares Carreiro (que com ele conviveram em Ponta Delgada, no então denominado Museu Açoriano), José Augusto Nogueira Sampaio (em Angra do Heroísmo) e Manuel Garcia Monteiro e Manuel Joaquim Dias (na Horta), que motivaram o estudo da receção da teoria evolucionista de Darwin neste arquipélago.

O estudo da bibliografia científica e da literatura de viagem de naturalistas e de outros autores que passaram pelos Açores, bem como outros estudos, deram origem a múltiplas e dispersas publicações, que são agora reeditadas neste volume, agrupadas sob as epigrafes «Sobre o Evolucionismo e a sua receção nos Açores» e «Outros estudos».

Todos os textos tratam matérias referentes aos Açores e a açorianos.

Esta publicação, fazendo jus à riqueza dos seus conteúdos e ao valor científico do seu autor, vem a público sob a égide da Cátedra Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização.

O IAC promove a apresentação deste livro em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial) e com Centro de Ciências – ExpoLab (São Miguel). Esta obra financiada pela Direção Regional da Cultura, conta com uma tiragem de 1.000 exemplares e tem 439 páginas, os quais são disponibilizados gratuitamente aos associados ativos do IAC e vendidos ao público interessado pelo valor de 12 €.

Luís M. Arruda nasceu na Horta, em 1944. Doutor em Ciências com o título de Agregado pela Universidade de Lisboa, foi professor nesta Universidade. Investigador no IMAR – Instituto do Mar, investigador convidado na Universidade Católica, coordenador geral daEnciclopédia Açoriana e editor do Boletim do Núcleo Cultural da Horta. Regeu diversas disciplinas e orientou estágios, monografias científicas e projetos de doutoramentos. Em 2008 pediu aposentação voluntária, não antecipada. Inicialmente, desenvolveu a sua atividade científica na área da Biologia aplicada à gestão das pescas e, posteriormente, dedicou-se ao estudo e à divulgação do descobrimento científico dos Açores. Foi bolseiro da OTAN no Fisheries Laboratory, em Lowestoft (Inglaterra). É autor de seis livros e de mais de seis dezenas de artigos científicos incluídos em revista e livros nacionais e estrangeiros especializados, abundantemente citados na literatura especializada. Colaborou com aEnciclopédia temática – Pomo (1 artigo). Enciclopédia Microsoft Encarta, edição brasileira (44 artigos) e Enciclopédia Açoriana (mais de 800 artigos). É autor de mais de uma centena de recensões críticas de obras científicas e de artigos de divulgação científica e de apoio em publicações açorianas. Participou ativamente e reuniões científicas no país e no exterior. Foi comissário científico da exposição “A República e a Ciência”. Integrou o Conselho Científico do Portal das Comunidades Açorianas e a Comissão Municipal de Toponímia da Horta. Integra o Conselho Científico Internacional da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. A Câmara Municipal da Horta atribuiu-lhe a medalha de mérito municipal dourada como reconhecimento pelo seu contributo para a divulgação da cultura açoriana, nomeadamente a faialense. O Grupo de Biodiversidade dos Açores (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c) atribuiu-lhe, em 2015, o prémio honorífico «Comunicação de Ciência» à obra Da sua autoria “Descobrimento Científico dos Açores – do Povoamento ao início da erupção dos Capelinhos”, que contou com o IAC como editor.

Carlos A. Assis nasceu em Lisboa, em 1961. É Licenciado em Biologia (Ramo Científico e Ramo Educacional) e Doutor em Biologia (Especialidade de Ecologia e Biossistemática) pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor Auxiliar, ao serviço do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do MARE – Marine and Environmental Sciences Centre. Ao longo do seu percurso académico, na dupla qualidade de docente e investigador, tem sido encarregue da lecionação de várias disciplinas de Cursos do domínio da Biologia, nas áreas de Bios sistemática, Zoologia, Ecologia, Recursos Vivos Marinhos e História da Biologia; tem orientado vários estudantes na elaboração das respetivas teses; e tem sido autor de trabalhos científicos e de divulgação nas áreas de Biologia Marinha, Ictiologia, Ecologia de Peixes e História da Biologia.

Contactos do Promotor

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
Apresentação do livro "Evolucionismo nos Açores e Outros Estudos", de Luís M. Arruda

Contactos do Promotor

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]