APRESENTAÇÃO DO LIVRO ?DESCOBRIMENTO CIENTÍFICO DOS AÇORES: DO POVOAMENTO AO INÍCIO DA ERUPÇÃO DOS CAPELINHOS?, DE LUÍS M. ARRUDA
Sobre
APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO CULTURAL DE PONTA DELGADA (SÃO MIGUEL) NO DIA 14 DE FEVEREIRO PELAS 17H00.
Esta obra analisa o descobrimento dos Açores do ponto de vista científico, durante os vários séculos que se seguiram ao seu povoamento e até ao início da erupção dos Capelinhos na ilha do Faial, em 1957. Descobrimento científico realizado, geralmente, por naturalistas e outros exploradores e viajantes até finais do século XIX que visitaram estas ilhas em missões de estudo e/ou como escala de repouso para os integrantes de expedições científicas, oceanográficas e outras. Com o início do século XX, os estudos tornaram-se mais especializados e desenvolvidos por cientistas.
Todos deixaram o seu testemunho em numerosas publicações interessando a diversas áreas do conhecimento científico onde as ilhas açorianas são frequentemente assumidas como um ponto geográfico determinante.
Dando conhecimento da evolução da história natural do arquipélago açoriano através dos tempos, a obra constitui-se como uma importante ferramenta na promoção do entendimento da evolução do conhecimento do arquipélago a nível geográfico, geológico, vulcanológico, florístico, faunístico, oceanográfico e meteorológico, possibilita o acesso a informação potenciadora de futuros estudos sobre estas temáticas e contribui de forma valiosa para entender a cultura açoriana, distinta pelas condicionantes a que esteve e está sujeita.
O Instituto Açoriano de Cultura promove a apresentação deste livro em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial) e do Instituto Cultural de Ponta Delgada (São Miguel). Esta obra é cofinanciada pelo Programa Prorural.
Luís M. Arruda nasceu na Horta, em 1944. Doutor em Ciências pela Universidade de Lisboa foi professor nesta Universidade, investigador no IMAR – Instituto do Mar, investigador convidado na Universidade Católica, coordenador geral da Enciclopédia Açoriana e editor do Boletim do Núcleo Cultural da Horta. Inicialmente, desenvolveu a sua atividade científica na área da biologia aplicada às pescas e, posteriormente, dedicou-se ao estudo e à divulgação do descobrimento científico dos Açores. É autor de dezenas de artigos científicos incluídos em livros e revistas nacionais e estrangeiros especializados e de mais de uma centena de artigos de divulgação científica e de opinião na imprensa regional açoriana. Foi comissário científico da exposição “A República e a ciência” e integrou o Conselho Científico do Portal das Comunidades Açorianas e a Comissão Municipal de Toponímia da Horta. A Câmara Municipal da Horta atribuiu-lhe a medalha de mérito municipal dourada pelo seu contributo para a divulgação da cultura açoriana, nomeadamente a faialense.
Contactos do Promotor
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
Contactos do Promotor
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]
