Apresentação do livro Corações Irritáveis no Museu do Pico
Sobre
Terá lugar no próximo dia 4 de junho, pelas 21h, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a apresentação do livro Corações Irritáveis, de João Paulo Guerra.
O jornalista João Paulo Guerra apresenta um romance sobre as sequelas da Guerra Colonial. “Corações irritáveis”, nome como foi identificada pela primeira vez a Perturbação Pós-Stresse traumática de guerra.
“Este livro é uma ficção que fala da guerra porque a guerra tem tantas sequelas que até a democracia em Portugal é um resultado da guerra. Foi da guerra que apareceram os homens que fizeram a democracia. Mas há também muitos ‘corações irritáveis’ e feridas que nunca cicatrizaram”, conta João Paulo Guerra, de 74 anos, que cumpriu o serviço militar em Moçambique e que publicou, como jornalista, inúmeros trabalhos de investigação sobre a Guerra Colonial (1961-1974).
O livro relata a inquietação e perturbação dos soldados e a forma como a guerra afetou a vida de cada um em tempo de paz mantendo as “feridas invisíveis e as cicatrizes que não se vêm à vista desarmada”.
No livro, João Paulo Guerra recordou que a Perturbação Pós-Stresse Traumático de guerra foi reconhecida em Portugal, como doença, vinte anos após o fim da guerra nas colónias sob administração portuguesa, em 1995, e que nesse ano foi também lançada a base para a criação de uma rede de apoio a esses doentes, “estimados então na ordem das dezenas de milhares”.
“Esta doença é real e quando foi identificada, no século XIX (nos Estados Unidos) chamaram-lhe ‘coração irritável’, explicou o autor, referindo-se ao título da obra.
Esta é uma iniciativa do Museu do Pico, que conta com a colaboração da Liga dos Combatentes e da Livraria D. Dinis.
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
Contactos do Promotor
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276
