Apresentação de Livro: O Arquipélago dos Açores no século XVII ? aspectos sócio-económicos (1575-1675)

Apresentação de Livro: O Arquipélago dos Açores no século XVII ? aspectos sócio-económicos (1575-1675)

2016-06-04
20:00
Auditório APEL, Parque Eduardo VII
Literatura/Literature

Sobre

Apresentação do II Volume das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, O Arquipélago dos Açores no século XVII – aspectos sócio-económicos (1575-1675). Este II volume é uma reedição da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura dos Açores, revista e com nota introdutória do Professor Artur Teodoro de Matos.

Sobre o Apresentador

João Teles e Cunha é licenciado em História (FL-UL), mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (FCSH-UNL) e Doutor em História Moderna (FL-UL), docente do Instituto de Estudos Orientais (FCH-UCP) e atualmente dá aulas de história da Índia na Faculdade de Letras de Lisboa no âmbito do Consórcio de Estudos Asiáticos (FCH-UCP/FL-UL) e no e-mestrado de História do Império Português (FCSH-UNL). É ainda investigador integrado do CHAM (FCSH-UNL), onde coordena o grupo de 'Economias, agentes e culturas mercantis'.

A sua investigação gira em torno da história económica e social do Estado da Índia, em particular do Índico ocidental e do Golfo Pérsico e países ribeirinhos na Idade Moderna, e nos últimos anos tem-se dedicado a analisar o impacte do islão no império português, em particular na Índia e no Irão (séculos XVI a XVIII).

Sobre a autora

Maria Olímpia da Rochal Gil

Nasceu na Horta a 21 de Maio de 1940. Filha de pais graciosenses, estudou na cidade natal, completando o curso complementar dos liceus em Lisboa. Em 1964 licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa. Discípula da Prof. Virgínia Rau, com ela colaborou no Centro de Estudos Históricos do Instituto de Alta Cultura anexo aquela Faculdade de Letras e por ela fora convidada para assistente da mesma Faculdade, convite que viria a declinar. igual procedimento teria em relação à Universidade dos Açores e à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. De 1966 a 1987 foi a professora do ensino secundário em liceus e escolas secundárias de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Guarda e Castelo Branco. Em setembro de 1987 ser-lhe-ia concedida a equiparação a bolseiro, a fim de preparar a dissertação de doutoramento sobre "Negócios e investimentos ns Açores: 1960-1720", Situação em que se encontrava quando a impiedosa doença a surpreendeu, vindo a falecer em 7 de junho de 1992.

Texto de Apresentação da Obra O Arquipélago dos Açores no século XVII – aspectos sócio-económicos (1575-1675)

Historiadora de referência nos estudos económicos dos séculos XVI e XVII portugueses e, sobretudo, açorianos quem com ela teve o privilégio de conviver, recordará a sua grande sensibilidade, inteligência, cordialidade e cultura. Maria Olímpia Gil discutia com os amigos história, mas também poesia, pintura, música e teatro, áreas que sempre cultivou. Autora de diversos estudos, maioritariamente sobre temática açoriana. O Arquipélago dos Açores no século XVII seria a sua principal obra, mas vários outros estudos encontram-se dispersos por livros coletivos, revistas e actas de congressos e que constituirão o 3º volume das suas obras. Em todos eles releve-se-lhe o pioneirismo da temática, a inovação na metodologia, o inedetismo e o rigor da informação. (Artur Teodoro de Matos).

Contactos do Promotor

Apresentação de Livro: O Arquipélago dos Açores no século XVII ? aspectos sócio-económicos (1575-1675)

Contactos do Promotor