A padaria que suspira livros
Sobre
O mais recente espetáculo de Descalças cooperativa cultural intitulado “A Padaria que suspira livros” com encenação e interpretação de Maria Simões. Trata-se de uma encomenda da Direção Regional da Educação, destinada a crianças do 1º ciclo do ensino básico e que percorrerá, até ao final do ano, 30 escolas em todos os concelhos da ilha de S. Miguel. Para além do espetáculo, a bicicleta-padaria cenografia do espetáculo) transporta, de escola em escola, uma verdadeira biblioteca itinerante composta por mais de uma centena de livros cedidos ou emprestados por diversas editoras e uma biblioteca que decidiram, na primeira hora, associar--se a esta iniciativa.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação, interpretação e música Maria Simões
Cenografia Mário Medeiros--Lab 33
Figurino Sandra Botelho-Oficina Têxtil
Adereços Fátima Ramos, Valéria Guimarães, Maria Simões
Serralharia O espanhol
Costureira D. Manuela
Apoios A máquina de voar, Lua Cheia Teatro para todos, Planeta Tangerina, Biblioteca Pública e
Arquivo Regional de Ponta Delgada, Família Simões, Junta de Freguesia de Santa Clara, Ilha Verde
Agradecimentos Escola Básica Integrada do Topo, Sónia Machado, Tiago Melo Bento, Carla Veríssimo, Marta Fernandes da Silva, Mª do Céu Resendes, Luís Torres
Produção Descalças 2012
SINOPSE
Num muito especial veículo ambulante – uma bicicleta armada em biblioteca e padaria, pedalada por uma padeira descalça vestida com as botas de viajar muitos quilómetros a cantar e contar – a padeira Francisca anda de escola em escola, de freguesia em freguesia carregada de livros e histórias, canções e personagens. Em cada lugar, monta a sua cozinha, forno incluído! E conta e convida a contar histórias e a devorar livros. Em cada escola um livro, dois ou três. São mais de cem! Em cada escola uma história nova a inventar. Uma família de animais que se vão empoleirar nas rodas dos livros e na imaginação para assim nascer o mais delicioso livro-pão!
Contactos do Promotor
