87.ª Feira do Livro de Lisboa

87.ª Feira do Livro de Lisboa

2017-06-01 até 2017-06-18
Parque Eduardo VII
Literatura/Literature

Sobre

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e em parceria com a Direção Regional do Turismo, promove a participação dos Açores na 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que decorrerá de 1 a 18 de junho, no Parque Eduardo VII.

Consistindo o principal objetivo desta participação divulgar obras de temática ou autores açorianos, diversos são os editores representados no Pavilhão “Cultura Açores” (stands D44, 46, 48 e 50), para além da Direção Regional da Cultura, a saber: Amigos dos Açores − Associação Ecológica; Associação Os Montanheiros; Azorina – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, S.A.; Câmara Municipal da Horta; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa; Câmara Municipal de Velas; Câmara Municipal do Corvo; Centro Regional de Apoio ao Artesanato; Companhia das Ilhas; Geotrota – Consultadoria em Geociências, Unip., Lda.; Instituto Açoriano de Cultura; Instituto Cultural de Ponta Delgada; Instituto Histórico da Ilha Terceira; Jorge Barros, Produções Audiovisuais, Lda.; Núcleo Cultural da Horta; OMA – Observatório do Mar dos Açores; Publiçor, Publicações e Publicidade, Lda.; Sociedade Afonso Chaves; Turiscom - Turismo e Comércio, Lda.; Turismo dos Açores; Universidade dos Açores; Ver Açor Lda.; Yolanda Corsépius.

Os mais de 700 títulos disponíveis este ano, dos editores representados, bem como da Direção Regional da Cultura, poderão, como vem sendo hábito, ser adquiridos com descontos de 20% e 30%, respetivamente.

Para além desta diminuição significativa no preço de venda ao público, o Pavilhão “Cultura Açores” selecionará quotidianamente um “Livro do Dia”, bem como um livro em promoção, que estarão à venda com descontos de 50%. Os “Livros do Dia” e as promoções da Feira serão extensíveis às lojas da Direção Regional da Cultura (Museus da Rede Regional de Museus dos Açores, Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada, Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e João José da Graça, na Horta, e ainda ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas), bem como à livraria virtual.

De entre as muitas obras selecionadas para o “Livro do Dia”, merecem destaque a recente edição de Emanuel Félix – Obra Completa (3 volumes), os álbuns Palácio dos Capitães-Generais e A Fotografia nos Açores, bem como os catálogos Pontos Colaterais – Coleção de Arte Contemporânea “Arquipélago”, uma Seleção, Paulo Gouveia: A Reinvenção do Vernáculo, Natália Correia: A Feiticeira Cotovia ou Ana Vieira: Muros de Abrigo/Shelter walls, que permitem revisitar algumas das mais relevantes exposições levadas a cabo pela Direção Regional da Cultura e seus Serviços Externos nos últimos anos.

A par da venda de obras com descontos significativos, o Pavilhão “Cultura Açores” promove ainda, no âmbito da programação cultural para este ano, a realização de lançamentos de livros e de sessões de autógrafos, de entre os quais se destaca, no dia 16 de junho, sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório da APEL, a apresentação do III volume das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, Os Açores e o Atlântico. Estudos de História Económica (Séculos XV-XVII). Trata-se de uma reedição da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, revista e com nota introdutória do Professor Artur Teodoro de Matos. A apresentação estará a cargo da Professora Inês Amorim e contará com as presenças do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino de Freitas de Meneses, e do Coordenador da Edição, Professor Artur Teodoro de Matos.

Para além desta apresentação, terá lugar, no dia 3 de junho, pelas 19h00, na Praça Laranja, o lançamento do livro Terra Nostra – Terra Sonhada, de Madalena San-Bento, pela editora Ver Açor, com apresentação de Manuel Freire. Nos dias 14 e 15, sempre pelas 18h00, no próprio Pavilhão “Cultura Açores”, decorrerão duas sessões de autógrafos com os autores Luiz Fagundes Duarte (Retratos Imperfeitos) e Carlos Alberto Machado (Novas Histórias Açorianas), ambos editados pela Companhia das Ilhas. No dia seguinte, 16 de junho, pelas 20h30, haverá lugar, no Auditório da APEL, ao lançamento de O Amanhã não Existe, de Urbano Bettencourt. Finalmente, no dia 17, sábado, novamente no Pavilhão “Cultura Açores”, pelas 18h00, decorrerá uma sessão de autógrafos com Ana Paula Martins Goulart, cujas obras Cordões de Areia e Nem tudo no Mar é Água são edições da Companhia das Ilhas.

O Pavilhão “Cultura Açores” da 87.ª Feira do Livro de Lisboa poderá ser visitado de segunda a quinta-feira das 12h30 às 23h00, às sextas-feiras das 12h30 às 24h00, aos sábados das 11h00 às 24h00 e aos domingos, feriados e dias 1, 13 e 15 de junho das 11h00 às 23h00

Contactos do Promotor

(não definido)
87.ª Feira do Livro de Lisboa

Contactos do Promotor

(não definido)