65º ANIVERSÁRIO DO TEATRO MICAELENSE
Sobre
No dia em que se comemora o 65º aniversário do Teatro Micaelense, Isabel Albergaria e Maria Margarida Vaz do Rego Machado apresentam dois trabalhos que se debruçam sobre o meio musical e artístico da cidade de Ponta Delgada, desde o final do século XIX até ao século XX.
Isabel Albergaria apresentará “A Produção Operática do Teatro Micaelense entre 1864 e 1900: Companhias, Espectáculos e Repertório”. Em 1864, a cidade de Ponta Delgada inaugurou, numa das suas zonas centrais, no espaço onde atualmente se encontra o Jardim de Sena Freitas, o primeiro Teatro Micaelense: um teatro de dimensões ímpares no contexto açoriano, que proporcionou uma vivência musical igualmente ímpar no arquipélago. Nesta apresentação, Isabel Albergaria dá a conhecer a principal valência do antigo Teatro Micaelense entre 1864 e 1900 – a produção operática –, focando as grandes temporadas de ópera italiana e de zarzuela, no que respeita à constituição das companhias, espetáculos e repertório.
Maria Margarida Vaz do Rego Machado apresentará “ECOS DA PAIXÃO PELA MÚSICA - Ponta Delgada, dos começos até aos anos setenta do século XX”. Esta comunicação pretende caracterizar a sociedade melómana micaelense nos primeiros setenta anos do século passado. Através da análise dos livros de atas da academia musical e do conservatório regional, assim como de depoimentos em jornais da época e estudos já feitos, iremos rever a atuação de algumas figuras e instituições, cuja atividade foi determinante para o desenvolvimento da cultura musical em Ponta Delgada.
Inaugurado em 31 de Março de 1951, o Teatro Micaelense foi projetado pelo conceituado arquiteto Raul Rodrigues de Lima, um especialista em salas de cinema e de teatro. Por iniciativa de Francisco Luís Tavares, diretor-delegado da Companhia de Navegação Carregadores Açorianos, e com o apoio da sociedade micaelense da altura, surgia então, em Ponta Delgada, um novo teatro de grande dimensão, num espaço urbano expressamente rasgado para o albergar. Dava-se então resposta ao desejo geral de fazer renascer o antigo Teatro Micaelense (1865 – 1930), que tinha sido completamente consumido por um incêndio a 9 de Fevereiro de 1930.
A partir do final de Março de 1951 e durante cerca de quatro décadas, o Teatro Micaelense serviu a ilha de São Miguel com uma programação regular, tendo-se constituído como uma das mais importantes estruturas da vida social e cultural dos micaelenses. A partir de meados da década de 80 do século XX, a quebra de receitas que afetou os cineteatros um pouco por todo o mundo, a par com a degradação do edifício, conduziram à inatividade e posterior encerramento. Reabilitado pelo Governo Regional dos Açores, o Teatro Micaelense reabriu ao público em 5 de Setembro de 2004, sob projeto do arquiteto Manuel Salgado.
Às apresentações, que terão início às 18h00, seguir-se-á um momento musical com Martina Lenton, no piano, e Andreia Colaço, na voz.
A entrada é livre.
Contactos do Promotor
Largo S. João
9500-106 Ponta Delgada
Telefone: (+351) 296 308 340
Fax: (+351) 296 308 344
Email: [email protected]
Contactos do Promotor
Largo S. João
9500-106 Ponta Delgada
Telefone: (+351) 296 308 340
Fax: (+351) 296 308 344
Email: [email protected]
